Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

julho 27, 2006











Euromilhões Lisboa-Dakar 2007

Apesar de faltarem cinco meses, o Euromilhões Lisboa-Dakar já mexe.
Para além de as inscrições terem encerrado muito rapidamente, a organização reuniu agora a imprensa para fazer um balanço do que se passou em 2006 e projectar a edição de 2007.
À entrada, cada jornalista recebia a luva da mão direita, numa embalagem onde se lia “É quase certo que assim não a vai usar”; à saída, recebia a luva da mão esquerda, noutra embalagem onde se lia “Euromilhões Lisboa Dakar. A designação completa como deve ser usada”. Este o recado passado a todos quanto à designação correcta da prova, numa ideia curiosa durante o pequeno almoço informal num hotel de Lisboa, sobre o que se passou e o que se virá a passar no Euromilhões Lisboa Dakar 2007.A A.S.O., a Lagos Sport e o Euromilhões enquanto patrocinador principal, reuniram a imprensa para fazer um balanço da edição passada e dar alguns pormenores do que virá a ser a próxima edição, com partida agendada em Lisboa e as primeiras provas de classificação em solo nacional, antes do embarque para África, que até pode acontecer em Portimão em vez de Málaga – daqui a uns dias já se sabe, porque tudo obecece à capacidade de resposta para a logística da gigantesca prova.Em ambiente de grande festa, Lisboa vai animar-se novamente com as verificações documentais e técnicas e com a partida, com ponto de encontro marcado a partir de dia 3 de Janeiro. As novidades vão ser mais específicas quando se der a conferência de imprensa oficial em 16 de Novembro, mas o novo «site» internético da prova (www.dakar.com) já está pronto para consulta do grande público. Em 2006, da China à República de S. Salvador, um impressionante número de países (178) recebeu imagens televisivas da prova, não faltando mesmo o canal desportivo da Al Jazeera, num total de 87 canais que dedicaram programas, 35 dos quais no terreno. E mais de meio milhar de jornalistas foram credenciados – e neste aspecto a organização prometeu rever o sistema, a tentar aprender com alguns erros cometidos em 2006.Para a próxima edição, vão estar presentes 245 motos, 185 carros, 80 camiões e 240 veículos de assistência, com os principais construtores presentes entre o grande número de amadores que teimam em estar presentes na grande aventura; entre os concorrentes de 40 países encontra-se Portugal, com 11 motociclistas (o quarto país nas duas rodas), 10 carros e ainda Elisabete Jacinto nos camiões. Depois da grande festa da partida em Lisboa em 6 de Janeiro, Marrocos, Mauritânia e Mali traçam o caminho para o Senegal, para a tradicional chegada no Lago Rosa, no dia 21. E assim será, em linhas gerais, não o «Dakar», não o «Lisboa Dakar», mas o Euromilhões Lisboa Dakar, como recorda o recado dado aos jornalistas... que receberam luvas.
Stephane Ruault, director de marketing da ASO, congratulou-se com o sucesso da prova.
“Isto é o reconhecimento do enorme interesse que o Euromilhões Lisboa-Dakar tem suscitado em todo o Mundo”, acrescentado que cerca de 100 inscrições “ficaram de fora. Tínhamos mais candidatos que as vagas disponíveis. Se não tivéssemos encerrado as inscrições não sei quantas mais iríamos receber.”Rui Oliveira, responsável da João Lagos Sports, explicou que este número limite de participantes se impõe devido a questões de “logística e segurança”. O mesmo interlocutor revelou ainda que, a breve trecho será conhecido o local de passagem do continente europeu para o africano, ressalvando o enorme esforço e empenho das autoridades portuguesas e da organização para que a travessia do Mediterrâneo se faça a partir de Portimão: “Talvez ao contrário do que as pessoas pensem, esta questão não tem a ver com a existência ou não de infra-estruturas, mas sim com o facto de Málaga ter uma carreira regular para Marrocos, o que não existe ainda em Portimão.”A ocasião foi aproveitada ainda pela directora de marketing da Santa Casa, Maria de São José Louro, para explicar o envolvimento da empresa no rali. O Jogo Euromilhões, voltará a ser, pelo segundo ano consecutivo, o Main Sponsor, num investimento total de 2,5 milhões de euros: “Estamos muito satisfeitos com os resultados que obtivemos o ano passado e foi sem dúvidas que renovámos o contrato de patrocinador principal, fazendo parte deste grande evento, tentando levar o nome de Portugal e das suas cidades mais além. O Euromilhões obteve um aumento significativo de vendas, e o índice de notoriedade espontânea da marca atingiu os valores mais elevados de sempre: 83%”.

Publicação: MOTOR

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