A ORGANIZAÇÃO DO LISBOA DAKAR 2007 NÃO ALTERA REGULAMENTO DOS CAMIÕES.
Após várias reuniões com pilotos, equipes e fabricantes, a ASO (organização do Rali Dakar) decidiu não modificar o regulamento dos caminhões para a próxima edição do rali.
A ASO decidiu estudar mudanças na categoria porque o regulamento técnico dos caminhões causou sérias dificuldades durante as verificações que antecederam a edição 2006.
Os quatro caminhões da equipe DAF, campeã da edição de 87, foram barrados pelos comissários técnicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O problema ocorreu porque a fábrica holandesa não havia produzido as 15 unidades mínimas exigidas para a homologação do caminhão e não o tinha em seu catálogo, caracterizando que as máquinas não eram caminhões de série, como exige o regulamento.
Pensando em evitar estes fatos desagradáveis que são prejudiciais a disciplina (imagem, esporte, interesses e outros fatores) e também atendendo aos interesses de competidores e fabricantes, a ASO organizou uma série de reuniões durante o primeiro semestre de 2006, visando a criação de uma nova divisão entre os caminhões, a categoria Super Production, que já existe entre as motos e carros e é reservada para os veículos super preparados ou protótipos.
A idéia da criação da categoria Super Production viabilizaria o time da DAF.
No entanto houve oposição das demais fábricas (Tatra, Renault, Hino, Iveco, Kamaz e MAN), assim como uma chuva de reivindicações bastante distintas de cada representante.
Diante dos fatos, a ASO decidiu ganhar tempo, declarando que o regulamento não muda agora, mas que continua estudando possíveis ajustes para o Dakar 2008.
Para a equipe Petrobras Lubrax, a única a representar o Brasil na categoria, a decisão foi acertada, e não afeta sua preparação para o Dakar 2007, que terá largada em Lisboa no dia 06 de janeiro de 2007 e chegada às praias de Dakar, no Senegal, no dia 22.
"Se as regras fossem mudadas, nós teríamos que construir um novo caminhão, com um custo muito alto para nos mantermos competitivos", declarou André Azevedo, o piloto brasileiro da categoria.
UOL ESPORTE
Após várias reuniões com pilotos, equipes e fabricantes, a ASO (organização do Rali Dakar) decidiu não modificar o regulamento dos caminhões para a próxima edição do rali.
A ASO decidiu estudar mudanças na categoria porque o regulamento técnico dos caminhões causou sérias dificuldades durante as verificações que antecederam a edição 2006.
Os quatro caminhões da equipe DAF, campeã da edição de 87, foram barrados pelos comissários técnicos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O problema ocorreu porque a fábrica holandesa não havia produzido as 15 unidades mínimas exigidas para a homologação do caminhão e não o tinha em seu catálogo, caracterizando que as máquinas não eram caminhões de série, como exige o regulamento.
Pensando em evitar estes fatos desagradáveis que são prejudiciais a disciplina (imagem, esporte, interesses e outros fatores) e também atendendo aos interesses de competidores e fabricantes, a ASO organizou uma série de reuniões durante o primeiro semestre de 2006, visando a criação de uma nova divisão entre os caminhões, a categoria Super Production, que já existe entre as motos e carros e é reservada para os veículos super preparados ou protótipos.
A idéia da criação da categoria Super Production viabilizaria o time da DAF.
No entanto houve oposição das demais fábricas (Tatra, Renault, Hino, Iveco, Kamaz e MAN), assim como uma chuva de reivindicações bastante distintas de cada representante.
Diante dos fatos, a ASO decidiu ganhar tempo, declarando que o regulamento não muda agora, mas que continua estudando possíveis ajustes para o Dakar 2008.
Para a equipe Petrobras Lubrax, a única a representar o Brasil na categoria, a decisão foi acertada, e não afeta sua preparação para o Dakar 2007, que terá largada em Lisboa no dia 06 de janeiro de 2007 e chegada às praias de Dakar, no Senegal, no dia 22.
"Se as regras fossem mudadas, nós teríamos que construir um novo caminhão, com um custo muito alto para nos mantermos competitivos", declarou André Azevedo, o piloto brasileiro da categoria.
UOL ESPORTE
2 Comentários:
Às 1:37 da manhã , Anónimo disse...
Olá Idéias Nómadas
Cheguei agora do deserto... azul.
Estava bom. O robalo cada vez melhor. O sargo e até o besugo foram minha companhia.
Porque sabe bem estar uma semana SEM telemóvel. As redes não funcionavam...
Bom trabalho.
Às 12:18 da manhã , Anónimo disse...
Vi o seu blog, interessante.
Sabe de algum grupo que esteja a organizar viagens ao dakkar em janeiro para acompanhar o rally?
Gostava de ir a marrocos na minha mota, mas sozinha e complicado....
Abr
Pedro Ribeiro
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