Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

novembro 17, 2006

Euromilhões Lisboa-Dakar apresentado em Paris

O Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 foi esta quinta-feira apresentado à imprensa mundial em Paris.

Numa conferência de Imprensa, a ASO deu a conhecer a edição do próximo ano da mais importante prova de todo-o-terreno, com Portugal a estar novamente em grande destaque.

Entre as novidades apresentadas, a organização deu principal enfoque à segurança, tanto dos concorrentes como dos habitantes das várias aldeias africanas atravessadas pela caravana.

Os responsáveis da ASO aproveitaram também para comentar as recentes notícias sobre dificuldades de travessia do Mali, adiantando que estão a ser levadas a cabo todas as medidas de segurança para evitar a ocorrência de qualquer problema com os participantes.

Na apresentação, o director do rali, o francês Etienne Lavigne, indicou que a prova terá uma extensão de 8.696 quilómetros, 5.010 dos quais em troços cronometrados, divididos em 15 etapas, cujos percursos não sofreram alterações, apesar dos rumores de que os serviços secretos franceses tinham alertado para o risco de atentados terroristas."Neste momento, não há nada que nos leve a mudar de itinerário", garantiu Lavigne, sublinhando que a organização trabalha durante todo o ano com os países por onde passa a caravana (Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal), até chegar à praia do Lago Rosa, em Dacar.

O responsável frisou que a segurança é uma das principais preocupações da organização, no que concerne aos pilotos e aos espectadores, e considerou "inadmissível que alguém possa falar em negligência na preparação".

Quanto ao percurso, o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 terá um total de 8696 quilómetros, 5010 dos quais cronometrados, divididos por 15 etapas (duas delas sem assistência), atravessando seis países.

Para lé de Portugal, Marrocos, o Sahara Ocidental, a Mauritânia, o Mali e o Senegal voltam a ser os cenários do evento, que terminará a 21 de Janeiro com a habitual chegada à praia do Lac Rose.

Sucesso é já um adjectivo que pode associar-se ao evento, pois ainda muito antes de terminar o período de aceitação de pedidos de participação já todas as vagas disponíveis tinham sido preenchidas, o que levou a ASO a fechar as inscrições apenas uma semana depois destas terem iniciado, o que constitui um recorde em quase 30 anos de prova.

Assim sendo, o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 vai ser composto por 245 motos, 185 carros, 80 camiões e 240 veículos de assistência.

As cores portuguesas vão estar bem representadas na próxima edição, pois à partida em Lisboa, no dia 6 de Janeiro, vão estar 11 mototards lusitanos, 15 equipas de automóveis e cinco participantes na categoria de camiões.

Sublinhe-se ainda que na categoria de motos, Portugal é a quarta nação mais representada, depois de França, Espanha e Holanda.

Na partida de Lisboa para a 29ª edição do Rali Lisboa-Dakar, a organização conta com uma assistência calculada em 300.000 pessoas, com os concorrentes das diversas categorias dirigindo-se para Portimão, no Algarve, e Málaga, Espanha, a fim de atravessarem o Estreito de Gibraltar rumo a Marrocos, país onde se disputam as três etapas competitivas iniciais.

A sexta etapa, com meta em Zuerat, na Mauritânia, será a mais extensa de todo o rali (817 quilómetros) e onde deverão começar os mais sérios problemas de orientação no terreno, valorizando-se fortemente o recurso à navegação por parte de pilotos e co-pilotos.

De acordo com Etienne Lavigne, as etapas na Mauritânia serão, porventura, as mais difíceis, mas também as mais fascinantes, com os pilotos e máquinas confundindo-se com as areias do deserto, sobretudo no troço Tichit-Nema, onde são escassas as referências para orientação.

As três últimas etapas desenrolam-se já no Senegal, num cenário com uma previsível grande afluência de público espectador, mas também recheado de "armadilhas" para os pilotos, ainda segundo o director do rali.

No sábado, dia 20 de Janeiro, a décima quarta etapa marcará em definitivo os vencedores do rali, porque a sua última secção, Dacar- Dacar, constituirá mais uma homenagem àqueles que conseguiram levar as máquinas até às areias do Lago Rosa.

Em representação de 42 países, sairão este ano de Lisboa 250 motos, 187 carros e 88 camiões (525 veículos no total), 17 mais que na edição de 2006 do rali, contabilizando-se ainda um total de 240 veículos de assistência.

Nos carros, entre os favoritos estará o vencedor em 2006, o francês Luc Alphand, o compatriota triunfador nos dois anos anteriores do rali, Stéphane Peterhansel, e o japonês Hiroshi Masuoka, que ganhou o troféu nas edições de 2002 e 2003, sem esquecer português Carlos Sousa (Wolksvagen) ou a alemã Jutta Kleinschmidt, companheira de marca do piloto de Almada.

Nas motos, Marc Roma tentará por certo repetir o êxito do ano passado, em especial depois de, em Outubro findo, ter conquistado o primeiro lugar no pódio do Rali dos Faraós e, mais recentemente, em Novembro, o Desert Challenge, nos Emiratos Árabes.

Muito provavelmente, os principais rivais de Roma nas motos serão os franceses David Casteu, ganhador este ano da Taça do Mundo da FIA, e Cyril Despres, vencedor do Dacar em 2005.

Nos camiões, o russo Vladimir Chagin tentará este ano alcançar a sua sétima vitória frente ao checo Ales Loprais, vencedor do rali em cinco outras ocasiões.

Etapas

6 Janeiro Lisboa-Portimão 495km (120km em especial)
7 Janeiro Portimão-Málaga 500km (60km)
8 Janeiro Nador-Er Rachidia 649km (252km)
9 Janeiro Er Rachidia-Uarzazat 679km (178km)
10 Janeiro Urzazat-Tan Tan 775km (280km)
11 Janeiro Tan Tan-Zuerat 817km (394km)
12 Janeiro Zuerat-Atar 580m (542km)
13 Janeiro Dia de descanso
14 Janeiro Atar-Tichit 626km (589km)
15 Janeiro Tichit-Nema 497km (494km)
16 Janeiro Nema-Tombuctu 615km (516km)
17 Janeiro Tombuctu-Nema 590km (571km)
18 Janeiro Nema-Kayes 746km (257km)
19 Janeiro Kayes-Tambacunda 458km (260km)
20 Janeiro Tambacunda-Dakar 576km (225km)
21 Janeiro Dakar-Dakar 93km
Publicação:JORNAL MOTOR

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