Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 05, 2006

Pequenos só no tamanho...Fiat Panda Cross no Euromilhões Lisboa-Dakar'2007

Agora que foi apresentado o figurino final do próximo Euromilhões Lisboa-Dakar'2007, oportunamente divulgado também aqui no Lusomotores, começam a ser conhecidas as particularidades da respectiva lista de inscritos, com alguns casos no mínimo curiosos.

Entre estes, nota para o facto de estarem prontos para alinhar à partida de Lisboa, a 6 de Janeiro, duas equipas aos comandos do Fiat Panda Cross.

Assim, desde 6 de Janeiro de 2007 até à chegada ao Senegal, no dia 21, serão percorridos 8.696 quilómetros, 5.100 dos quais de provas especiais, ao longo de um percurso que atravessará Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal.

E será exactamente nesta aventura extraordinária que irão alinhar dois Fiat Panda Cross, um dos quais pilotado por Miki Biasion/Tiziano Siviero e outro por um dos pilotos oficiais da equipa Fiat.Inscritos na categoria T2, a que mais se aproxima dos automóveis de série, os dois Panda Cross são equipados com o motor turbodiesel 1.3 Multijet, com caixa manual de seis velocidades, que desenvolve uma potência máxima de cerca de 105 cv a 4500 rotações por minuto e um binário de 17 kgm a 2500 rotações por minuto.
Para além das dimensões compactas, ambas as viaturas se distinguem pela tracção integral de inserção automática com acoplamento viscoso e sistema de repartição da força motriz pelas rodas com mais aderência ao piso (Locking Differential).
Assim, é na qualidade de extraordinário "explorador" que o Fiat Panda Cross se prepara para participar no Dakar 2007, contando com a sua aptidão para evoluir em terrenos difíceis, nomeadamente graças ao esquema das suspensões reguladas especificamente para o efeito: anteriores de rodas independentes de tipo McPherson e posteriores de rodas independentes com tirantes longitudinais, com amortecedores reguláveis de quatro vias à frente e três vias atrás.
Em termos de equipamento específico para enfrentar o Dakar 2007, os dois Panda Cross dispõem de acessórios como plataformas de alumínio para saírem da areia, duas pás, três rodas sobresselentes e reservas de água para a tripulação (mínimo 10 litros).
A expedição Fiat ao Dakar contará com a assistência de um Fiat Sedici e três camiões Iveco para transporte de mecânicos e material sobresselente.

Vencedor de dois Campeonatos Mundiais de Ralis com a Lancia e de dois títulos do Mundial de Camiões com a Iveco, em 1998 e 1999, Miki Biasion vai agora poder contar com a maneabilidade e o espírito desportivo do Panda Cross para uma boa prestação no mítico Dakar.
Recordamos que o Panda 4x4 (de que o Panda Cross deriva), foi posto à prova nos quatro cantos do mundo, para testar a sua robustez, carácter e comportamento em estrada, sobretudo em condições extremas de piso e de clima, desde as pistas geladas da Lapónia a norte, com temperaturas de 40 graus negativos, até ao tórrido sol da África do Sul, passando por Espanha, nas íngremes estradas da Serra Nevada, até às encostas do majestoso Evereste.
No total, o Panda 4x4 percorreu mais de um milhão de quilómetros antes de entrar em produção.
Publicação:LUSOMOTORES

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial