Maior comitiva lusa de sempre à partida do Lisboa-Dakar 2007
Uma numerosa família
Ao todo, Portugal estará representado por 42 pilotos distribuídos por 29 equipas, marcando presença em todas as frentes da competição
Distribuída por todas as frentes da corrida –
autos (16),
motos (9),
quads (2) e
camiões (2) -
a comitiva portuguesa no Lisboa-Dakar 2007 é a maior de sempre, superando mesmo o recorde de da última edição.
Desta vez, estão inscritas 29 equipas (mais duas que em 2006), num total de 42 pilotos, dos quais apenas 13 são estreantes.
Para não variar, a maioria segue incluída na caravana automóvel, onde Carlos Sousa surge à cabeça de um pelotão composto por 16 formações, algumas não totalmente nacionais, como por exemplo sucede com o BMW X5 do brasileiro Paulo Nobre, que terá a seu lado o navegador luso Filipe Palmeiro.
Paulo Marques (13) e Bernardo Vilar (12) continuam a ser os recordistas de presenças, renovando uma vez mais a sua aposta na maratona africana, enquanto Ricardo Leal dos Santos continua a o único português no grupo dos solistas, a par de outros sete concorrentes.
De resto, com a ausência de Maria do Céu Pires Lima, a representação lusa nas quatro rodas passa a estar assegurada apenas por Madalena Antas, que para esta sua segunda tentativa passa a contar com a experiência do italiano Patrick Antonioli, agora num mais competitivo Nissan Pathfinder do Team Dessoude, estrutura onde também volta a estar incluída Miguel Barbosa, segundo melhor português na última edição (21º) e um dos melhores rookies à chegada ao Lago Rosa.
Em família seguem, mais uma vez, os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio, depois de na última edição terem falhado o objectivo de chegarem a Dakar juntos, num ano em que o ex-motard Rodrigo Amaral troca as motos pelos automóveis, também ele tendo por companhia o irmão, Duarte Amaral, mas no papel de navegador.
Recorde nas motos
Nas motos, o contingente luso também é dos maiores de sempre, com nove motards inscritos, sendo apenas superado pelas representações francesa, espanhola e holandesa. Mas à quantidade, junta-se também a enorme qualidade dos intervenientes, pese embora a sua reduzida experiência na prova.
Hélder Rodrigues, nono classificado na última edição, lidera em termos de ambições, apostando num resultado entre os cinco primeiros da geral, numa edição onde terá agora a ajuda suplementar de Pedro Bianchi Prata e Pedro Oliveira.
Também apostado num bom resultado está Paulo Gonçalves, que depois da experiência ganha em 2006, quando foi 25º, pretende ir agora pouco mais longe na tabela absoluta, fixando como meta um lugar nos 15 primeiros.
Juntamente com o trio algarvio liderado por Ruben Faria, o único português a vencer uma etapa no último Dakar, seguem ainda o regressado Carlos Ala e o estreante José Henrique.
Nos quads, António Ventura repete a presença de há um ano, mas surgindo agora acompanhado de João Nazaré, num projecto que recebeu o apoio oficial da Yamaha Portugal.
Finalmente, Elisabete Jacinto pretende marcar posição na categoria dos pesos pesados, estreando agora um mais competitivo MAN com que pretende discutir os dez primeiros lugares da geral.
A contagem começou…
PORTUGUESES INSCRITOS
São 28 os portugueses inscritos, divididos em 16 Autos, 9 motos, 2 Quads e 1 camião.
43 Pilotos dos quais 13 são estreantes
A lista é a seguinte:
Auto (16)
313 Carlos Sousa/Andreas Schulz (VW Touareg)
323 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto)
341 Adélio Machado/jean Louis Dronne (Toyota Land Cruiser)
358 Ricardo Leal dos Santos - a solo (Mitsubishi Pajero)
375 Paulo Marques/Rui Benedi (Toyota Land Cruiser)
392 Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero)
393 Lino Carapeta/Ricardo Cortiçadas (Bowler)
395 Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero)
415 Bernardo Vilar/Pedro Gameiro (Nissan Patrol)
422 Madalena Antas/Patrick Antoniolli (Nissan Pathfinder)
443 Mário Ferreira//José Carlos Sousa (Toyota Land Cruiser)
450 António Sousa/Fabian Reyes (Land Rover)
458 Luís Ferreira/Pedro Sereno (Land Rover)
468 Rodrigo Amaral/Duarte Amaral (Bowler)
470 Nuno Ferreira/Nascimento Costa (Bowler)
Motos (9)
10 Hélder Rodrigues (Yamaha)
33 Paulo Gonçalves (Honda)
37 Rúben Faria (Yamaha)
45 Pedro Bianchi Prata (Yamaha)
48 Pedro Oliveira (Yamaha)
67 Nuno Mateus (KTM)
68 Ricardo Pina (KTM)
171 Carlos Ala (KTM)
190 José Henrique Carvalho (KTM)
Quads (2)
253 António Ventura (Yamaha)
João Nazaré (Yamaha)
Camiões (1)
524 Elisabete Jacinto/Alvaro Velhinho/Rui Porêlo (MAN)
Uma numerosa família
Ao todo, Portugal estará representado por 42 pilotos distribuídos por 29 equipas, marcando presença em todas as frentes da competição
Distribuída por todas as frentes da corrida –
autos (16),
motos (9),
quads (2) e
camiões (2) -
a comitiva portuguesa no Lisboa-Dakar 2007 é a maior de sempre, superando mesmo o recorde de da última edição.
Desta vez, estão inscritas 29 equipas (mais duas que em 2006), num total de 42 pilotos, dos quais apenas 13 são estreantes.
Para não variar, a maioria segue incluída na caravana automóvel, onde Carlos Sousa surge à cabeça de um pelotão composto por 16 formações, algumas não totalmente nacionais, como por exemplo sucede com o BMW X5 do brasileiro Paulo Nobre, que terá a seu lado o navegador luso Filipe Palmeiro.
Paulo Marques (13) e Bernardo Vilar (12) continuam a ser os recordistas de presenças, renovando uma vez mais a sua aposta na maratona africana, enquanto Ricardo Leal dos Santos continua a o único português no grupo dos solistas, a par de outros sete concorrentes.
De resto, com a ausência de Maria do Céu Pires Lima, a representação lusa nas quatro rodas passa a estar assegurada apenas por Madalena Antas, que para esta sua segunda tentativa passa a contar com a experiência do italiano Patrick Antonioli, agora num mais competitivo Nissan Pathfinder do Team Dessoude, estrutura onde também volta a estar incluída Miguel Barbosa, segundo melhor português na última edição (21º) e um dos melhores rookies à chegada ao Lago Rosa.
Em família seguem, mais uma vez, os irmãos Francisco e Nuno Inocêncio, depois de na última edição terem falhado o objectivo de chegarem a Dakar juntos, num ano em que o ex-motard Rodrigo Amaral troca as motos pelos automóveis, também ele tendo por companhia o irmão, Duarte Amaral, mas no papel de navegador.
Recorde nas motos
Nas motos, o contingente luso também é dos maiores de sempre, com nove motards inscritos, sendo apenas superado pelas representações francesa, espanhola e holandesa. Mas à quantidade, junta-se também a enorme qualidade dos intervenientes, pese embora a sua reduzida experiência na prova.
Hélder Rodrigues, nono classificado na última edição, lidera em termos de ambições, apostando num resultado entre os cinco primeiros da geral, numa edição onde terá agora a ajuda suplementar de Pedro Bianchi Prata e Pedro Oliveira.
Também apostado num bom resultado está Paulo Gonçalves, que depois da experiência ganha em 2006, quando foi 25º, pretende ir agora pouco mais longe na tabela absoluta, fixando como meta um lugar nos 15 primeiros.
Juntamente com o trio algarvio liderado por Ruben Faria, o único português a vencer uma etapa no último Dakar, seguem ainda o regressado Carlos Ala e o estreante José Henrique.
Nos quads, António Ventura repete a presença de há um ano, mas surgindo agora acompanhado de João Nazaré, num projecto que recebeu o apoio oficial da Yamaha Portugal.
Finalmente, Elisabete Jacinto pretende marcar posição na categoria dos pesos pesados, estreando agora um mais competitivo MAN com que pretende discutir os dez primeiros lugares da geral.
A contagem começou…
PORTUGUESES INSCRITOS
São 28 os portugueses inscritos, divididos em 16 Autos, 9 motos, 2 Quads e 1 camião.
43 Pilotos dos quais 13 são estreantes
A lista é a seguinte:
Auto (16)
313 Carlos Sousa/Andreas Schulz (VW Touareg)
323 Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto)
341 Adélio Machado/jean Louis Dronne (Toyota Land Cruiser)
358 Ricardo Leal dos Santos - a solo (Mitsubishi Pajero)
375 Paulo Marques/Rui Benedi (Toyota Land Cruiser)
392 Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero)
393 Lino Carapeta/Ricardo Cortiçadas (Bowler)
395 Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero)
415 Bernardo Vilar/Pedro Gameiro (Nissan Patrol)
422 Madalena Antas/Patrick Antoniolli (Nissan Pathfinder)
443 Mário Ferreira//José Carlos Sousa (Toyota Land Cruiser)
450 António Sousa/Fabian Reyes (Land Rover)
458 Luís Ferreira/Pedro Sereno (Land Rover)
468 Rodrigo Amaral/Duarte Amaral (Bowler)
470 Nuno Ferreira/Nascimento Costa (Bowler)
Motos (9)
10 Hélder Rodrigues (Yamaha)
33 Paulo Gonçalves (Honda)
37 Rúben Faria (Yamaha)
45 Pedro Bianchi Prata (Yamaha)
48 Pedro Oliveira (Yamaha)
67 Nuno Mateus (KTM)
68 Ricardo Pina (KTM)
171 Carlos Ala (KTM)
190 José Henrique Carvalho (KTM)
Quads (2)
253 António Ventura (Yamaha)
João Nazaré (Yamaha)
Camiões (1)
524 Elisabete Jacinto/Alvaro Velhinho/Rui Porêlo (MAN)
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial