Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

janeiro 01, 2007

Mecânico invisual no Dakar

O Rally Lisboa-Dakar, com largada no próximo dia 6 de Janeiro,que atrai tantos pilotos e navegadores experientes, também é a meta de um português de 56 anos, Carlos Filipe, que possuiu uma pequena oficina numa vila a 150 Km de Portugal, na Serra de Tomar.

Dá exemplo de vida útil. Neste momento prepara jipes para participarem no Lisboa-Dakar. Assume que fala ao”Cidade de Tomar” porque a sua forma de encarar uma limitação pode motivar situações semelhantes. Há 20 anos, uma cirurgia mal sucedida o deixou cego o que não lhe impediu de comandar uma equipe de especialistas nesta área, ainda mais no rali mais difícil do mundo.

Carrego uma cruz desde os trinta anos, tive de criar as minhas próprias defesas e a dignidade da nova situação. Uma doença nos olhos obrigou-me a uma intervenção cirúrgica. A situação agravou-se, fiz segunda intervenção mas sem resultado, acabei ficando cego ”.

Carlos Filipe reconhece que passou uma fase de profundo desespero, sem forças de encarar a realidade, sem gosto de viver. "Desde que eu tenha um ajudante trabalhando comigo, eu ainda consigo tirar o motor, consertá-lo e colocar de volta no lugar".

No ano passado, ele ajudou dois Land Rover a terminarem na 57ª e 58ª colocação.

Na edição de 2007, três carros contarão com seus serviços. "A meta é ajudar esses três caros a alcançar o final do rali", conta o português.

De acordo com o piloto Luis Ferreira, que acabou em 2006 no 57º lugar,"sua cegueira não o atrapalha em nada. Levar nosso carro, de novo, até Dakar seria o maior presente que poderíamos dar ao Carlos Filipe e a seu filho, Hugo", disse.

1 Comentários:

  • Às 1:20 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

    Só falta um bocadinho assim para começar o Lisboa-Dakar...

    Já estou a imaginar o pessoal da organização a dormir mal, pouco e a correr...

    Façam uma boa viagem de ida, e de volta.
    E já agora esta é uma óptima maneira de começar o ano...

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial