Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 06, 2006

Novidades do Euromilhões Lisboa-Dakar apresentadas em Lisboa

Serão oito as Zonas Espectáculo nas etapas portuguesas
Foram revelados esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, em Lisboa, os detalhes do percurso da 29ª edição do Rally Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, que se realiza de 6 a 21 de Janeiro.
Assim, pelo segundo ano consecutivo, os concorrentes irão partir de Lisboa, desta feita para uma maratona de 8696 quilómetros, 5010 dos quais cronometrados, ao longo de 14 etapas.

Os pilotos e motards irão realizar a primeira batalha nas duas especiais em solo lusitano, depois irão atravessar o Mediterrâneo e no continente africano percorrerão quatro países - Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal -, onde a classificação final será estabelecida após a etapa entre Tambacounda e Dakar, no sábado 20 de Janeiro.

No dia seguinte, os concorrentes que tenham alcançado Dakar irão tomar parte no I Grand Prix do Lac Rose, uma corrida espectáculo organizada num circuito fechado na praia onde a tradicional cerimónia do pódio é realizada.

O Director do Euromilhões Lisboa-Dakar, Etienne Lavigne, fez a apresentação da prova, com especial enfoque nas duas etapas disputas em solo nacional, revelando que a especial Lisboa-Portimão terá 120 quilómetros cronometrados (num total de 495) e contará com um percurso inovador e inédito, que surpreenderá os concorrentes.
A etapa passará pelos concelhos de Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola e para o público vão ser instaladas 4 zonas de espectáculo (ZE), que serão os locais privilegiados para assistir à passagem dos concorrentes. Em Alcácer haverá 1 ZE em Brejos da Carregueira; e 3 ZE em Grândola: Muda, Pinheiro da Cruz e Vale da Horta.

No dia seguinte, já nos concelhos de Concelhos de Portimão, Monchique e Silves, a etapa terá 60 quilómetros cronometrados em solo algarvio (num total de 500), onde os milhares de espectadores que se espera que possam afluir ao local terão outras quatro Zonas Espectáculo para assistir à passagem dos concorrentes: Em Portimão haverá duas ZE, em Morgado do Reguengo e Morgado de Arge; em Monchique ficarão outras duas, situadas em Caldas de Monchique e Alferce.

Devidamente assinaladas e com acessos que serão divulgados em breve, estas ZE são a opção mais segura e confortável para ver o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.

Nesta segunda etapa, realce ainda para o facto de não contar com a participação da categoria camiões. Contudo, entre as 250 motos, 187 carros e 88 camiões que sairão de Lisboa, Portugal vai estar bem representado com um número que ascende agora a 40 pilotos (e co-pilotos), sendo que veículos com as cores nacionais serão 28, tal como o Lusomotores já aqui tinha adiantado, nomeadamente 15 automóveis, 11 motos (dois em 2 quads) e 2 camiões.

A apresentação do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 contou, entre outros, com a presença Vítor Porto (Administrador dos Jogos Santa Casa); João Lagos (Presidente da João Lagos Sports); Etienne Lavigne (Director do Euromilhões Lisboa-Dakar); Hélder Martins (Presidente da Região de Turismo do Algarve) e Carmona Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa).

De igual modo, grande parte dos pilotos lusos que irão alinhar na prova estiveram presentes nesta cerimónia com alguns deles a darem conta da realidade actual da respectiva preparação da prova.
Entre estes, Miguel Barbosa, bi-Campeão Nacional de TT, escutou atentamente as palavras de Etienne Lavigne, e não deixou de as comentar: “O facto de termos logo na primeira especial piso de areia é, na realidade, a maior novidade. Acho que para o público será, certamente, um bom espectáculo uma vez que não está habituado a ver, em Portugal, especiais neste tipo de piso”.Com uma boa adaptação à sua nova máquina, Miguel Barbosa está ansioso pelo início da prova: “Numa altura em que se começa a falar muito do Lisboa-Dakar é óbvio que cria nos pilotos um certo anseio pelo início do rali. Mas sei que até lá ainda há muito trabalho para fazer!”
Publicação: LUSOMOTORES.COM

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial