
LISBOA DAKAR 2007.
"É maior o numero de inscritos em todas as categorias".
Adoramos o SAHARA, o TODO O TERRENO e a COMPETIÇÃO TT .
Gostamos e já praticámos todo o terreno de competição no campeonato nacional.
Somos ESPECIALIZADOS em passeios e expedições com 4X4 e motos.
Adoramos o LISBOA-DAKAR e este ano vamos PARTICIPAR.
Felicitamos a JOÃO LAGOS SPORTS e todos os patrocinadores


www.saharateam.com
Editorial
A caminho da aventura
O Dakar tem o hábito de nos oferecer muitas histórias. Aventuras que nos surpreendem, nos transportam e nos deleitam. O cenário da prova de 2006 proporcionou muitos altos e baixos, com os vencedores de um dia a serem algumas vezes os perdedores do dia seguinte. Mas a regra primordial do Dakar é a resistência. E foi precisamente essa qualidade que os vencedores demonstraram para levarem de vencida a enorme distância de uma prova como o Dakar.
O sucesso desportivo do Lisboa-Dakar 2006 deve muito às modificações efectuadas nos regulamentos. Dar a primazia à navegação é, acima de tudo, uma forma de respeitar e recompensar o espírito do Dakar.
Esta linha de pensamento e trabalho mantém-se essencial na preparação do Lisboa-Dakar 2007. O gosto da aventura é de novo o denominador comum para todos quantos se reencontram nesta caravana e a Mauritânia um destino privilegiado para este desafio. Nós continuaremos assim a explorá-lo em detalhe, com a certeza de encontrar novos territórios “desconhecidos”.
Do Lisboa-Dakar 2006 nós retemos também as histórias que nos entristecem. Os acidentes trágicos que o marcaram levam-nos a ir mais longe em matéria de segurança. Mais do que uma prioridade, esta é uma obsessão. O dispositivo que já existe é muito significativo mas será reforçado ainda mais em 2007. A luta para a prevenção dos riscos sobre os concorrentes, e em especial sobre as populações, não deve conhecer nenhuma interrupção.
O entusiasmo dos Africanos, que são nossos parceiros, dos responsáveis institucionais ou do público, continua ser expresso em simultâneo não só durante a passagem como em toda a preparação do rali. O nosso dever consiste em responder a este interesse, com o sentido da responsabilidade que lhe corresponde. O trabalho continua, a aventura também.
Étienne Lavigne
Director do Lisboa-Dakar

3 a 5 JANEIRO
Verificações administrativas e técnicas.
Briefings
6 a 20 JANEIRO
Especiais em Portugal, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal.
21 de JANEIRO
Chegada ao Lago Rosa no Senegal.

ALTERAÇÕES PARA LISBOA DAKAR 2007
Etiénne Lavigne o director do Lisboa Dakar 2007, tem uma permanente obsessão para a prova deste ano - SEGURANÇA
MEDIDAS A TOMAR
-Mensagens rádio serão difundidas no princípio de Janeiro na Rádio France Internacional e nas rádios locais para sensibilizar as pessoas dos riscos da passagem do rali.
-Rádios VHF assinalando os potenciais perigos no percurso.
-Maior controlo de velocidade, que nas aldeias é de 50 Km/h, e em alguns pontos críticos de 30 Km/h.
- O iritrack (sistema via satélite) que permite em tempo real verificar a posição de todos os concorrentes , alerta em caso de colisão, possibilitando o imediato contacto com os concorrentes. Permite ainda a visualização da corrida no site oficial www.dakar.com
-O sistema sentinel adverte por meio de sinal luminoso da aproximação de um veículo quando este circular a uma distância inferior a 150m, facilitando sem risco as ultrapassagens. -
Assistências médicas fixas ou hélio transportadas e hospital de campanha em todos os byvaques.
Etiénne Lavigne mostrou ainda as novas regras de navegação com vista a uma maior igualdade entre profissionais e amadores.
O GPS deixa de indicar a posição do concorrente e a direcção que deve seguir, mostrando apenas o azimute.
O Road Book é o essencial para levar os pilotos aos Way Points obrigatórios, assinalados no GPS apenas quando o veículo se encontra no raio de 3Km.
Os concorrentes que se perderem têm um código que lhes permite visualizar os Way Point, mas que os penalizará, tendo como sanção máxima a exclusão da prova.
Há uma ou duas especiais sem viaturas de assistência, só sendo permitida a coajuda entre concorrentes.
Nas etapas muito rápidas a velocidade das motas não pode exceder os 160Km/h.
As motos com menos de 450cm3 são valorizadas em relação às mais potentes.
O DAKAR EM NÚMEROS
De há 3 anos para cá são 715 os veículos que alinham à partida.
- 230 motos;
- 175 carros;
- 80 camiões
- 240 veículos de assistência.
550 jornalistas em representação de 300 órgãos de comunicação social.
580 horas de difusão televisiva em 178 países.
Mais de 150 milhões de telespectadores na Europa.
O PERCURSO
Travessia por Portugal, Espanha(?), Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal.
INSCRIÇÕES.
Oito dias após o início das inscrições o número previsto em todas as categorias excedia a quota do que está estipulado, o que demonstra o grande interesse que esta prova desperta.
CONCORRENTES A afixar oportunamente.
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