Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

novembro 09, 2006

Carlos Sainz já pensa em vitória no próximo Dakar

O bicampeão mundial de rali Carlos Sainz, que testou um carro de Fórmula 1 da equipe Renault no último final de semana, está firme na intenção de vencer o próximo Rali Dakar.
A prova acontece em janeiro do ano que vem e Sainz competirá pela Volkswagen."Trabalhamos intensamente em nosso carro para a disputa", afirma o piloto de Madrid - que participou pela primeira vez do Dakar na última edição, realizada em janeiro deste ano.Mas, antes do desafio 2007,
Carlos Sainz já confirmou sua participação no Rali da Arábia Saudita que acontece no mês que vem. "Minha intenção é ganhar mais experiência em dunas e areia", diz.
A próxima edição do Rali Dakar terá largada no dia 6/1 e a chegada acontece no dia 21. A saída será em Lisboa e a disputa passará pela Espanha, Marrocos e Mauritânia antes de chegar no Senegal.
Publicação: AMIGOS DA VELOCIDADE

Carlos Sousa vai ao Dubai com o Dakar no pensamento

O UEA Desert Challenge será o grande ensaio para a edição de 2007 do Lisboa-Dakar.

Carlos Sousa vai competir no UEA Desert Challenge no Dubai, uma prova que irá decorrer entre 5 e 10 de Novembro.
Este evento será o grande ensaio para as equipas oficiais e principais privados que vão participar no Euromilhões Lisboa-Dakar de 2007.

O piloto do Team Lagos vai regressar a um rali onde foi 4º classificado em 2003, partindo com o objectivo de testar o comportamento do seu Volkswagen Touareg Race 2. «Quem vai ao Dakar, tem grande interesse em participar no Rally do Dubai. Vai ser a primeira vez que vamos andar com o Touareg nas dunas grandes. Será um teste importante para nós», referiu o piloto de Almada, que este ano já ficou em 2º lugar na Baja de Espanha e em 3º no Rali de Marrocos.
Sousa também revelou que tem intensificado a sua preparação física, aumentando o seu programa de ginásio e o seu treino com bicicletas BTT.
Publicação: AUTO HOJE
Turismo patrocina equipa algarvia no Dakar

O turismo algarvio será o principal patrocinador da Algarve SPEDakar Team.
Ruben Faria, vencedor de uma etapa na edição 2006, trocou a KTM pela Yamaha.

A equipa algarvia que no ano passado elevou bem alto o nome de Portugal no Dakar terá, na próxima edição da prova, o patrocínio da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Associação de Turismo do Algarve (ATA).
O contrato será assinado na próxima sexta-feira, nas instalações da RTA.
“É um contrato óptimo e é sempre bom ter o apoio do Algarve. Dá-nos outro fôlego”, assegurou Ruben Faria ao Observatório do Algarve.
A RTA adiantou, em comunicado, que aquele projecto desportivo, que conta com participação dos pilotos algarvios Ruben Faria, Nuno Mateus e Ricardo Pina, “permitirá ao Algarve uma ampla exposição mediática mundial” e um “inédito retorno na notoriedade do principal destino turístico nacional junto dos actuais e potenciais mercados emissores”.

O orçamento da Algarve SPEDakar Team para a prova rainha do todo-o-terreno está fixado em 300 mil euros, valor que, de acordo com Ruben Faria, está quase a ser alcançado.
“Mesmo assim, vamos ter de poupar. Pelo menos está desde já garantida a nossa presença. No ano passado, tivemos de pedir um empréstimo”, recordou.

Este ano, o piloto de Moncarapacho, Olhão, vai equipar uma Yamaha WR450, da marca com a qual assinou contrato após a fantástica exibição no Dakar 2006.

O Campeonato Nacional de todo-o-terreno deste ano, onde Faria ficou em segundo lugar apenas a três pontos de Mário Patrão (Suzuki), também já foi rodado numa Yamaha.
No ano passado, disseram-nos que a KTM era a melhor moto para a prova, embora tenha passado por todos os problemas possíveis e imaginários com ela. Enfim, é uma questão de sorte e de azar. Tive azar”, desabafou.
Os colegas de equipa vão continuar fiéis à KTM.

Marrocos na mira para testes

Como o nacional de todo-o-terreno terminou apenas há duas semanas, os algarvios ainda não tiveram grandes oportunidades para testes.
Gostava de ir até Marrocos, rodar um pouco na areia, se bem que não é a mesma da Mauritânia. Terá de ser uma coisa rápida até porque já não temos muito tempo. Está a ficar apertado”, alertou.
De qualquer forma, o piloto algarvio garante que a rodagem entre a nata do motociclismo mundial será mais fácil do que no ano passado.
Não sabíamos o que era o Dakar. Este ano temos umas luzes. O road-book e o GPS não serão novidades”.
O Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 realiza-se entre 3 e 21 de Janeiro e terá paragem no Algarve antes de entrar na aventura africana.
Pedro Maia
Publicaçâo: OBSERVATÓRIO DO ALGARVE
Carlos Ala no Lisboa-Dakar

O piloto aguedense Carlos Ala está a preparar a sua participação no Lisboa-Dakar 2006/7 - após cinco anos de ausência das competições.

“O esforço que tem feito é notável e de novo se confirma o impulso da aventura”, disse fonte próxima do piloto.

Carlos Ala lançou-se no mundo das competições aos 22 anos, em 1986, quando disputou o Moto Rallye de Alenquer.
Serguiram-se as provas do ISDE (França, 1987), os nacionais de enduro de 1988 (3º. na classe 80 cc), 1993 (terceiro em Verdes 2 tempos e vencedor da prova de Viana do Castelo), quarto em 1994, vencedor dos Enduros da Traafria e Águeda (1995) e a internacionalização em grandes propvas:- 1997: Primeiro português e 12º. da geral do 1º. Rallie Raid Master Rallyie Paris-Moscovo.- 1998: Primeiro português, 16º. da geral e terceiro das maratonas do Rallye Atlas Marrocos.- 1999: Primeiro amador, segundo português e 34º. da geral da classe de motas do Rallye Paris-Dakar.- 1999: Primeiro português, dois segundos lugares em duas etapas e quarto classificado da geral do Master Rallye Paris-Moscovo.- 1999: Quarto classificado da Taça do Mundo de TT (motas).- 1999: Primeiro português, 25º. Da geral do UAE Desert Challenge do Dubai.- 1999: Terceiro português e terceiro da classe maratona do Rallye Tunísia Optic2000.- 2000: Primeiro português, vencedor de uma etapa e nono da geral no Rallye Orpi Marrocos.- 2001: Terceiro português, terceiro do Challenge Yacco e terceiro da classe da Maratona, 19º. da geral do Rallye Paris-Dakar, a primeira prova a ser disputada no século XXI, a nível mundial.

O Lisboa-Dakar vai decorrer de 6 a 21 de Janeiro de 2007 e terá participação de dez pilotos portugueses de motas. Carlos Ala será um deles. «O ano de 2007 pretende--se que seja um ano de viragem para o piloto, sendo o Lisboa-Dakar sem assistência exterior um dos objectivos que Ala pretende levara bom porto», frisou fonte próxima de Carlos Ala, recordando que o piloto «chegou ao final de todos os circuitos, sendo o primeiro nome português a cortar a meta do roteiro internacional, logo na sua experiência de arranque».
Fonte: JORNALREGIONAL:COM