Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 12, 2006




Luís Represas enviado especial RFM no Dakar 07

Para que, mesmo em sua casa, acompanhe de perto o que de mais interessante acontece em redor do Lisboa-Dakar, este ano a RFM “contratou” um enviado especial que na sua “125 azul”, integrado no rali, nos vai contar tudo, todas as manhãs em directo.

Luís Represas é o enviado especial da RFM no Lisboa-Dakar – o super repórter que nos vai levar de Lisboa até ao Podium, no Lago Rosa, no Senegal.

O ano passado, como pode ver na foto, a RFM ficou por lá, numa palhota, no Lago Rosa e este ano vamos novamente até à última etapa com Luís Represas

O Lisboa-Dakar – a 29ªedição da prova, parte de Lisboa a 6 de Janeiro de 2007 para percorrer um total de 8696 km, dos quais 5010Km serão provas cronometradas, repartidas por 14 etapas.

Portugal vai estar representado com 40 pilotos(e co-pilotos) entre os quais Elizabete Jacinto e Carlos Sousa e 28 veículos com as cores nacionais : 15 automóveis, 11 motos (dois em 2 quads) e 2 camiões.

Os pilotos começarão a ser postos à prova logo em duas "especiais" ainda em Portugal, atravessarão o Mediterrâneo de barco e, em África, seguirão por Marrocos, Mauritânia, Mali até ao Senegal onde a classificação final será definida pela etapa Tambacounda- Dakar, sábado dia 20 de Janeiro.

No dia seguinte, os concorrentes presentes participarão no Grande Prémio do Lago Rosa, uma corrida organizada em circuito fechado na praia onde se realizará a tradicional cerimónia do podium.

A RFM, a rádio oficial do Lisboa-Dakar, vai convidá-lo a assistir, dias 3,4,5 de Janeiro, aos preparativos dos veículos, a conhecer os melhores pilotos de rali do mundo e a ver de perto, dia 6 de Janeiro, a partida do Lisboa–Dakar.
Para que não perca nada, vamos oferecer "packs" de acesso à area Vip e, dias 13,14 e 15 levar um ouvinte à Mauritânia para assistir, em pleno deserto, à passagem do rali e sentir ao vivo as grandes emoções do Lisboa-Dakar.

Em directo do Dakar 2007, Luís Represas, o enviado especial da RFM, vai contar tudo, depois das 8h no Café da Manhã.

As crónicas do músico/reporter da RFM ficarão também disponíveis nesta página.

Muito bem relacionado com os pilotos portugueses Elizabete Jacinto e Carlos Sousa (como pode ver nas fotos) Luís Represas promete-nos umas crónicas muito especiais sobre o Dakar 2007 todos os dias às 8.15 na RFM.
Publicação: RFM
Team Bianchi Prata apresenta equipa para a competição

No passado sábado o TEAM Bianchi Prata competições VODAFONE / CIN, em conjunto com a Discoteca ACT e o restaurante ACT.com, apresentou a sua equipa para o Lisboa Dakar 2007, a locução foi feita por David Seguro, perante uma assistência de mais de 1000 pessoas.

"É um projecto bastante arrojado, uma estrutura grande e com muita logística, mas estou convencido que vamos atingir os nosso objectivos, ainda não temos os patrocinadores todos fechados, falta um patrocínio, mas no dia 2 de Janeiro onde vamos fazer uma acção em Lisboa, para os patrocinadores e jornalistas, vamos revelar o novo patrocinador, a grande aposta deste Dakar é o Hélder Rodrigues, que sem duvida é um piloto fora de série, e que para este ano está muito melhor preparado...." comentou Bianchi Prata .

A equipa, com sede em Vila Nova de Gaia, conta com a seguinte estrutura:

Meios técnicos:
3 YAMAHA WR 450 F DAKAR (preparadas pela Bianchi Prata competições em conjunto com a YAMAHA Portugal)
2 ISUZU RODEO (para assistência rápida)
1 camião 6X6 (para transporte de todo o material)
Meios humanos:
3 pilotos
1 team manager
1 relações publicas
3 jornalistas
3 mecânicos
1 motorista

Para o bom funcionamento de toda esta estrutura, tudo está pensado ao mais alto nível, como resumiu o Piloto e Chefe de equipa Bianchi Prata:

"Cada piloto conta com um mecânico independente, temos um team maneger para tratar tudo relacionado com a organização e para ajudar os pilotos em tudo que seja extra moto, um relações publicas que vai conduzir todas as acções que temos com os patrocinadores ao longo da prova, 3 jornalistas que irão fotografar e recolher informações sobre a nossa participação, 1 motorista para guiar o camião 6X6 que irá transportar toda a parte de peças e ferramentas, 1 ISUZU RODEO para transporte dos mecânicos para chegarem aos acampamentos o mais rápido possível, 1 ISUZU RODEO para transporte dos Jornalistas.

Temos tudo bem pensado e organizado e espero conseguir com uma equipa privada, levar o nome dos nossos patrocinadores ao mais alto nível e fazer história no Lisboa-Dakar 2007".
Publicação: infordesporto.pt
Brisa apresenta "line up" de pilotos

Depois de marcar a sua presença destacada no Lisboa-Dakar 2006, apoiando a organização da prova e algumas equipas nacionais participantes, a Brisa e a Via Verde renovaram recentemente a sua aposta com a João Lagos Sports e anunciam agora a sua "line-up" para a edição 2007 da grande prova luso-africana; Madalena Antas e Bernardo Vilar vão defender a sua imagem de prestígio...

A participação da Brisa no Lisboa–Dakar 2007 está definida;
Para além de ser patrocinadora da "Grande Partida" de Lisboa, como anunciou no passado dia 28, a Brisa vai ainda equipar todas as equipas participantes com a útil Via Verde e ainda garante a viabilização da participação na prova rainha do TT Mundial, de duas equipas com naturais ambições de chegar a Dakar.

Madalena Antas, alinha pela segunda vez no Lisboa – Dakar, desta feita acompanhada pelo experiente Patrick Antonioli. A piloto de Cascais é "estreante" na equipa Brisa e assume a responsabilidade de terminar entre os melhores:

"Depois da relativa desilusão que constituiu a nossa participação no ano passado, com a equipa Promotech a não garantir de forma alguma os compromissos assumidos, tentei estar este ano completamente preparada para fazer toda a prova e conseguir chegar a Dakar. O apoio da Brisa e da Via Verde permitiu-me fazer uma série de testes e apurar a minha condução tanto na areia como em pistas pedregosas de África. Integramos agora o Team Dessoude e depois de andar no Nissan Pathfinder, posso afirmar que estamos realmente confiantes no Lisboa – Dakar 2007."

"Raposa velha" do deserto, Bernardo Vilar vai já em 13 participações no Dakar – cinco em automóvel e oito em moto – pelo que a prova de 2007 não vai ter grandes segredos para ele. Como companheiro de equipa, leva o bi-campeão nacional de T1, Pedro Gameiro – pela primeira vez no papel exclusivo de navegador – e depois do abandono do ano passado, quer regressar ao pódio do Lago Rosa:

"A desilusão de 2006, não se vai repetir. Tivemos muito azar pela forma como a prova decorreu e não conseguimos terminar, mas este ano, apesar de todas as dificuldades em concretizar o projecto de participação desta edição. Muitas incertezas, poucas garantias, muita vontade e, finalmente, o apoio determinante da Brisa para assumir um lugar na equipa Promotech, que nos prometeu disponibilidade total e o profissionalismo necessário para nos ajudar a chegar a Dakar. Estaremos aos comandos de um Nissan Patrol GR, ainda hoje considerado como um dos veículos mais resistentes e competitivos que uma equipa privada pode levar de Lisboa até à capital do Senegal."

Apesar de lutarem em equipas diferentes, Madalena Antas e Bernardo Vilar têm realmente um objectivo comum; chegar a Dakar com a Brisa e a Via Verde, ultrapassando da melhor (e mais rápida… ) forma possível, todas as naturais dificuldades que vão encontrar nas pistas portuguesas, de Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal.
Publicação: INFORDESPORTO