Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

fevereiro 28, 2007

Carlos Sousa foi quarto classificado na derradeira etapa do Lisboa-Dakar'2007
e terminou este ano no 7.º lugar,
numa prova que foi ganha por Stéphane Peterhansel.

O francês conseguiu assim a 9.ª vitória no Dakar, 3.ª nos automóveis, depois de 6 vezes nas motos.

Luc Alphand (Mitsubishi) ficou no segundo lugar da classificação geral final, a somente 7 minutos 26 segundos do colega de equipa. Um outro francês, Jean-Louis Schlesser completou o pódio a 1 hora, 33 minutos e 57 segundos de Peterhansel. Em relação ao português ficou a mais de 5 horas do vencedor.Quanto à etapa, o sul-africano De Villiers, que venceu a última especial ao percorrer os 16 quilómetros cronometrados em 7 minutos e 42 segundos, bateu o espanhol Carlos Sainz que gastou mais 2 segundos que o vencedor. No 3.º lugar ficou o norte-americano Gordon, que num Hummer, demorou 8 minutos 8 segundos, 16 segundos mais rápido que Sousa.
Jornal Record
Elisabete Jacinto (camiões) termina Dakar 2007 no 21º lugar


O camião de Elisabete Jacinto cruza-se com Bernardo Vilar, nas dunas Elisabete Jacinto, a única concorrente nacional em camiões, e a única mulher portuguesa em prova depois da desistência de Madalena Antas, terminou o Dakar 2007 na 21ª posição.Na etapa de hoje, disputada nas areias da praia de Dakar e à volta do Lago Rosa, Elisabete Jacinto foi 19ª, depois de ontem, na 14ª etapa, ter conseguido a sua melhor classificação deste ano, tendo terminado em 16º lugar.
É a melhor classificação de sempre da portuguesa Elisabete Jacinto em todas as suas participações no Dakar, como motard ou ao volante de um camião.Em camiões, esta última etapa foi ganha pelo holandês Arjan Brouwer, seguido a 52 segundos pelo checo Ales Loprais e a 54 segundos pelo também holandês Bekx.Hans Stacey foi o vencedor deste Rali Euromilhões Lisboa-Dakar em camiões. Foi a primeira vez que um holandês venceu nesta categoraia, desde que, há 20 anos, a prova foi ganha por Jan de Rooy. Segundo na prova de 2006, o holandês Hans Stacey ganhou hoje o seu primeiro Dakar com 3h10’52” de avanço sobre o russo Ilgizar Mardeev e 4h45’30 sobre o chego Ales Loprais.21 de Janeiro de 2007 14:02
Barlavento Jornal
Vantagem Volkswagen
DESDE 1985 QUE A MARCA QUE LIDERA NO DIA DE DESCANSO NÃO CEDE

Cumprida a primeira metade do Euromilhões Lisboa-Dakar, ontem foi dia de descanso para os pilotos.

Mas os mecânicos não têm mãos a medir na afinação dos veículos para atacar as 8 etapas que restam até ao Lago Rose.

Olhando para trás, facilmente se conclui que 2007 pode marcar o fim do domínio que os Mitsubishi têm imposto na mais famosa prova de todo-o-terreno a nível mundial. É que os Volkswagen estão a ter um desempenho irrepreensível, com Giniel de Villiers a liderar, seguido de Carlos Sainz que, na sua segunda participação, parece ter apreendido bem os ensinamentos do ano anterior, concretamente ao nível da navegação.

Mas há mais.

Se juntarmos Carlos Sousa ao grupo dos Touareg, a marca alemã contabiliza 5 vitórias em 7 etapas

– apenas Jean-Louis Schlesser (4.ª etapa) e Robbie Gordon (6.ª) lograram furar o domínio Volkswagen.Mas a Mitsubishi continua “à espreita” do mínimo deslize de Villiers e Sainz. Se o sul-africano e o espanhol dão o comando da prova à VW, a verdade é que, logo atrás, surgem Stephane Peterhansel (a 24,38 m), Luc Alphand (a 33,53 m) e Hiroshi Masuoka (a 1.11,30 h), todos da marca nipónica.
Jornal Record.
Incêndio no carro de Giniel de VilliersPROVOCADO POR PROBLEMA NO TURBOA

9.ª etapa do Lisboa-Dakar está a ser marcada pela infelicidade do líder Giniel de Villiers. Um problema do turbo incendiou, ao km 129, o veículo do sul-africano. O site da prova escreve que o piloto da Volkswagen está parado ao pé do Rochedo dos Elefantes à espera da sua assistência.À partida para esta etapa entre Tichit e Nema, Giniel de Villiers liderava com uma vantagem de 31,13 minutos sobre Peterhansel.Data: Segunda-feira, 15 Janeiro de 2007 - 11:10 Record
Sousa é segundo na 12ª etapaMIGUEL BARBOSA CHEGOU EM 14ºCarlos Sousa (Volkswagen) foi o segundo piloto a terminar a especial de hoje, entre Ayon e Kayes, a 3:53 minutos do vencedor, o espanhol Carlos Sainz (Volkswagen). Luc Alphand (Mitsubishi) foi terceiro, a 4:52 minutos. O líder da geral, o francês Stéphane Peterhansel (Mitsubishi), terminou a 12ª etapa em sétimo, enquanto Miguel Barbosa (Proto Dessoude) foi 14º, a 18.30 minutos de Sainz. Na geral, Carlos Sousa é sétimo, a 5:16.21 do líder e Miguel Barbosa 22º, a 14:15.54.

Classificações:- 12.ª ETAPA:

1. Carlos Sainz (Espanha), Volkswagen, 2:58:56 horas2. Carlos Sousa (Portugal), Volkswagen, a 3:53 minutos3. Luc Alphand (França), Mitsubishi, a 4:52 4. Nasser Al Attiyah (Qatar), BMW, a 6:10 5. "Nani" Roma (Espanha), Mitsubishi, a 6:32 (...)14. Miguel Barbosa (Portugal), Proto, a 18:30 37. Nuno Inocêncio (Portugal), Mitsubishi, a 44:44 38. Francisco Inocêncio (Portugal), Mitsubishi, a 45:07 52. Paulo Marques (Portugal), Toyota, a 55:53 - GERAL:1. Stephane Peterhansel (França), Mitsubishi, 40:42:342. Luc Alphand (França), Mitsubishi, a 6:29 minutos 3. Jean-Louis Schlesser (França), Schlesser, a 1:34:02 horas4. Nasser Al Attiyah (Qatar), BMW, a 1:58:045. Mark Miller (EUA), Volkswagen, a 2:15:55 (...)7. Carlos Sousa (Portugal), Volkswagen, a 5:16:2128. Miguel Barbosa (Portugal), Proto, a 14:15:54 47. Francisco Inocêncio (Portugal), Mitsubishi, a 21:02:59 68. Nuno Inocêncio (Portugal), Mitsubishi, a 34:44:3870. Paulo Marques (Portugal), Toyota, a 36:02:50Data: Quinta-feira, 18 Janeiro de 2007 - 15:27
JornalRecord
Miguel Barbosa «satisfeito» com 10.ª etapa

Motivado por «um bom dia» ao longo da 10.ª etapa do Rali Euromilhões Lisboa Dakar 2007, o piloto português do Proto Dessoude, Miguel Barbosa, afirmou, na terça-feira, esperar apenas que as próximas etapas «continuem neste ritmo. Mesmo que já tenha pouco tempo para recuperar em termos de classificação geral».Concluída a 10.ª etapa no 13.º posto, Miguel Barbosa reconheceu que «A classificativa correu-nos, de modo geral, bem», embora tenha sofrido «ao início porque andámos mais de 100 quilómetros no pó de um adversário sem o conseguirmos passar».Consequência dessa falta de visibilidade, a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho não conseguiu, inclusivamente, evitar um toque numa árvore, que deixou o Proto «estragado do lado esquerdo, mas foi apenas chapa, o que não impediu que prosseguíssemos num bom andamento».«Estava tudo a correr bastante bem mas depois tivemos um furo, que nos obrigou à paragem e por consequência a uma perda significativa de tempo», recordou o português, que, ainda assim, no final da etapa, não escondia alguma satisfação.«Não pode correr sempre tudo mal. Hoje foi de facto um bom dia que poderia ter terminado melhor ainda. Mas, mesmo assim, estou satisfeito. Espero que as restantes etapas continuem neste ritmo. Mesmo que já tenha pouco tempo para recuperar em termos de classificação geral», concluiu.17-01-2007 10:09:26
Diário Digital
Carlos Sousa sobe para 7.º lugar
SCHLESSER GANHA TIRADA E PETERHANSEL LIDERANÇA

Jean-Louis Schlesser foi o grande vencedor da etapa de hoje, a 9.ª, que ligou Tichit a Néma. O piloto francês conseguiu ser 13 segundos mais rápido que Luc Alphand (2.º), mas é ao compatriota Stephane Peterhansel que cabe a liderança na classificação geral, pois o prévio líder, o sul-africano Giniel De Villiers, viu o turbo do seu Volkswagen pegar fogo à viatura (teve de ser rebocado à corda para a linha de chegada) durante a tirada etapa, enquanto Carlos Sousa subiu ao sétimo lugar, a 4:11.29 horas do líder. Completando um dia aziago para a VW, o espanhol Carlos Sainz perdeu o 4.º lugar devido a perturbações na electrónica do carro. Peterhansel tem agora 7.50 minutos de vantagem sobre o companheiro de equipa Luc Alphand e 1:23.21 horas sobre o BMW de Nasser Al Attivah, do Qatar.Data: Segunda-feira, 15 Janeiro de 2007 - 15:47 Record.
Ricardo Leal Santos a Solo e 2º português

O Euromilhões Lisboa Dakar 2007 viveu hoje, na etapa entre Atar e Tichit, a mais difícil jornada desta 29ª edição da mítica competição africana. Uma etapa como um sector selectivo de 589 quilómetros que Ricardo Leal dos Santos, o piloto do Cetelem Desert Team, demorou quase doze horas a cumprir mas que, mesmo assim, lhe permitiu ser o segundo mais rápido entre os portugueses e o 45º da classificação geral."Foi uma etapa duríssima. Sozinho no carro a minha grande preocupação e evitar atascar porque, se já é difícil para dois, para um é uma tarefa titânica. Utilizei toda a minha astúcia para ultrapassar os primeiros obstáculos que me fora surgindo e percebi que me estava a safar muito bem, pela quantidade de carros que ia deixando para trás. Mesmo assim parei dúzias de vezes, para vazar ou encher os pneus, conforme recomendavam as situações. Nisso nunca facilitei. Já na parte final da etapa, quando encostei para deixar passar um concorrente acabei por ficar preso num monte de areia e perdi alguns minutos que já não estavam no programa. Estou muito satisfeito por ter sido o segundo dos portugueses, porque isso só vem provar que tenho razão quando digo que não estou cá só para ganhar a Categoria Solo", salientou Ricardo Leal dos Santos, à chegada a Tichit, no final da primeira metade da etapa maratona que terminará amanhã em Nema.A etapa de amanhã leva a caravana do Euromilhões Lisboa Dakar a Nema, numa especial que terá 494 quilómetros de extensão. O deserto será a nota predominante. Mais uma vez os navegadores terão uma posição de destaque. Com raros pontos de referência, atingir Nema de dia será já uma vitória.Infordesporto
Carlos Sousa abandonou co-piloto no meio do deserto
[ 2007/01/12 16:05 ]

O piloto português Carlos Sousa está a ser um dos destaques da 7ª etapa do Lisboa-Dakar 2007, mas não pelos melhores motivos. Por volta das 15 horas, o condutor luso perdeu alguns minutos após ter encalhado num duna e decidiu arrancar sem o seu co-piloto, o alemão Andreas Schulz.«Após ter perdido preciosos minutos por ter encalhado numa duna, o piloto português Carlos Sousa, furioso com o seu co-piloto Andreas Schulz, retomou a prova sem esperar por este último. O co-piloto alemão procura agora desesperadamente piloto e carro desde há 45 minutos», podia ler-se no «site» oficial da prova.«Após ter abandonado de um momento para o outro o seu co-piloto Andreas Schulz na especial, o piloto português Carlos Sousa espera agora o alemão ao km 299 da especial», refere a última actualização da 7ª etapa. Recorde-se que Sousa apenas poderia concluir a etapa se tivesse a companhia do seu co-piloto... dentro do carro. À partida para esta etapa, Carlos Sousa era o terceiro na classificação geral dos automóveis.Por volta das 16 horas, o piloto português reencontrou-se finalmente com Andreas Schulz e retomou a prova.Mais Futebol
Paulo Gonçalves termina dia com 19º tempo

Piloto de Esposende não quebra ritmo de ascensão Paulo Gonçalves, do Team Repsol Honda, continua a rodar a muito bom ritmo no Lisboa/Dakar 2007, conseguindo na difícil Etapa de hoje que ligou Tan Tan a Zouérat, já na Mauritânia, magnífico 19º lugar ao cabo dos 394 quilómetros de Especial. Um resultado que mostra bem a regularidade do piloto português e que o deixa mais próximo dos 15 primeiros."Foi uma Etapa positiva e sem problemas de maior, isto apesar de ter sido a tirada mais longa deste Dakar 2007. O mais difícil foram os muitos quilómetros que tivemos de fazer por zonas muito pedregosas e o facto de termos encontrado os primeiros troço de erva de camelo", começou por adianta "Speedy" que voltou a subir mais uma posição na geral. "Em termos competitivos foi também um dia importante uma vez que voltei a subir na geral e estou cada vez mais perto dos 15 primeiros. Espero que amanhã as coisas me corram da mesma forma, principalmente espero apresentar o mesmo tipo de ritmo rápido que me tem permitido não perder assim tanto tempo como tudo isso para os primeiros nestas últimas Especiais", confessou Paulo Gonçalves que ocupa actualmente o sexto posto entre as máquinas de 450cc e está a cerca de sete minutos do quinto posto da classe.A tirada de amanhã vai levar os pilotos de Zouérat a Atar num total de 580 quilómetros, dos quais 542 serão disputados ao cronómetro por entre várias zonas de dunas e longas tiradas de erva de camelo. Paulo Gonçalves, que hoje levou mais 19m47s que o vencedor Jordi Viladoms a percorrer a Especial, será o 19º piloto a partir para a sétima Etapa do Lisboa/Dakar 2007.Sapo-Infordesporto.
Sainz perde terreno

SOUSA CONTINUA EM TERCEIRO APÓS A ETAPA MAIS LONGA

Carlos Sainz perdeu algum tempo para Giniel De Villiers, segundo classificado, concluída a 6.ª etapa do Lisboa-Dakar'2007, que foi ganha por Robby Gordon (Hummer). Carlos Sousa continua em terceiro, depois de terminar a tirada na 7.ª posição.Sainz foi 4.º, gastando mais 7.17 minutos que o vencedor da etapa mais longa do Dakar. Giniel de Villiers, 2.º da geral, recuperou 25 segundos e está agora a 3.11 minutos de distância do líder.Carlos Sousa aumentou a margem para cerca de nove minutos do detentor do título, o francês Luc Alphand (Mitsubishi), quarto. No entanto, perdeu mais três minutos para Sainz. 14.03 minutos separam agora o português do espanhol.

6.ª etapa - Tan-Tan (Marrocos)/Zouérat (Mauritânia) (394 km; 817 no total)

1. Robby Gordon (EUA/Hummer), 2:58:57 horas2. Jean-Louis Schlesser (França/Schlesser-Ford), a 0:17 3. Giniel De Villiers (África do Sul/Volkswagen), a 6:524. Carlos Sainz (Espanha/Volkswagen), a 7:175. Stéphane Peterhansel (França/Mitsubishi), a 7:496. Nasser Saleh Al Attiyah (Qatar/BMW), a 8:247. Carlos Sousa (Portugal/Volkswagen), a 10:038. Luc Alphand (França/Mitsubishi), 10:459. Mark Miller (EUA/Volkswagen), a 12:3810. Krzysztof Holowczyc (Polónia/Nissan), a 19:43Geral1. Carlos Sainz (Espanha/Volkswagen), a 16:00:04 horas2. Giniel De Villiers (África do Sul/Volkswagen), a 3:113. Carlos Sousa (Portugal/Volkswagen), a 14:03. 4. Luc Alphand (França/Mitsubishi), a 23:555. Stéphane Peterhansel (França/Mitsubishi), a 25:036. Jean-Louis Schlesser (França/Schlesser-Ford), a 28:507. Joan Nani Roma (Espanha/Mitsubishi), a 37:318. Mark Miller (EUA/Volkswagen), a 54:539. Hiroshi Masuoka (Japão/Mitsubishi), a 1:04:2310. Nasser Saleh Al Attiyah (Qatar/BMW), 1:23:32Data: Quinta-feira, 11 Janeiro de 2007 - 17:20
Jornal Record
Hélder Rodrigues volta ao "top-ten

"CAMPEÃO COMA CONTINUA LÍDER NAS MOTOS

Hélder Rodrigues (Yamaha) voltou hoje a entrar no "top-ten" da geral das motos do Dakar - ocupa agora o nono lugar - ao acabar esta sexta etapa, que ligou Tan-Tan (Marrocos) e Zouerat (Mauritânea), no sétimo posto, com mais 1:24.28 horas que Marc Coma.O espanhol (em KTM) segue líder da prova, embora tenha chegado 57 segundos depois do seu compatriota, Jordi Viladoms (KTM), o vencedor da etapa em 3:45.45, aumentando para 12.07 minutos a vantagem sobre o segundo classificado na geral, o também espanhol Esteve Pujol (KTM).Ruben Faria (Yamaha) subiu do 120.º para o 88.º lugar da geral graças ao 14.º lugar obtido hoje, apesar de ter sofrido uma penalização de uma hora, e Paulo Gonçalves (Honda), segundo melhor português na geral ocupando na 17.ª posição, concluiu a etapa de hoje no 19.º posto.

6.ª etapa - Tan-Tan (Marrocos)/Zouérat (Mauritânia)(394 km; 817 no total)

1. Jordi Villadoms (Esoanha/KTM), 3:45:45 horas2. Marc Coma (Espanha/KTM), a 0:573. Chris Blais (EUA/KTM),a 1:004. Isidre Esteve Pujol (Espanha/KTM), a 3:085. Frans Verhoeven (Holanda/KTM), a 3:296. Giovanni Sala (Itália/KTM), a 5:547. Hélder Rodrigues (Portugal/Yamaha), a 7:098. David Casteu (França/KTM), a 7:559. Pal Anders Ullevalseter (Noruega/KTM), a 8:3410. David Frétigné (França/Yamaha), a 8:43Geral1. Marc Coma (Espanha/KTM), 17:55:30 h2. Isidre Esteve Pujol (Espanha/KTM), a 12:073. David Casteu (França/KTM), a 44:394. Chris Blais (EUA/KTM), a 47:395. Cyril Despres (França/KTM), a 57:186. Jordi Villadoms (Espanha/KTM), a 1:07:107. Frans Verhoeven (Holanda/KTM), a 1:11:458. David Frétigné (França/Yamaha), a 1:18:159. Hélder Rodrigues (Portugal/Yamaha), a 1:24:2810. Francisco Lopez (Chile/Honda), a 1:27:12Data: Quinta-feira, 11 Janeiro de 2007 - 17:3
Publicação: Jornal Record.
CARLOS SAINZ É O NOVO COMANDANTE

Sousa perde liderança

O automóvel do sul-africano Giniel De Villiers (Volkswagen) foi o primeiro a concluir a etapa de hoje, entre Nador e El Rachidia em 2:46.12 horas.O espanhol Carlos Sainz (também da VW), foi segundo (a 25 segundos), mas garantiu a liderança na classificação geral, estatuto que era, até hoje, do português Carlos Sousa (VW), que terminou a primeira etapa, em África, no sexto lugar (a 5.36 minutos do vencedor da etapa).Em terceiro, na etapa, quedou-se Stéphane Peterhansel (Mitsubishi) a 3.18 minutos do sul-africano. Sousa caiu para o terceiro lugar da geral, a 4.26 minutos do espanhol.

3.ª etapa - Nador - Er Rachidia, Marrocos)

1. Giniel de Villiers (África do Sul) Volkswagen, 2:46:122. Carlos Sainz (Espanha) Volkswagen 2:46:373. Stephane Peterhansel (França) Mitsubishi 2:49:304. Luc Alphand (França) Mitsubishi 2:49:545. Mark Miller (EUA) Volkswagen 2:50:076. Carlos Sousa (Portugal) Volkswagen 2:51:487. Hiroshi Masuoka (Japão) Mitsubishi 2:51:528. Nani Roma (Espanha) Mitsubishi 2:55:309. Guerlain Chicherit (França) BMW 2:55:3210. Nasser Al-Attiyah (Qatar) BMW 2:58:28Geral1. Carlos Sainz (Espanha) Volkswagen 5:09:192. Giniel de Villiers (África do Sul) Volkswagen 5:10:21 3. Carlos Sousa (Portugal) Volkswagen 5:13:454. Stephane Peterhansel (França) Mitsubishi 5:15:22 5. Mark Miller (EUA) Volkswagen 5:18:316. Hiroshi Masuoka (Japão) Mitsubishi 5:20:367. Nani Roma (Espanha) Mitsubishi 5:20:568. Luc Alphand (França) Mitsubishi 5:21:189. Guerlain Chicherit (França) BMW 5:22:1810. Nasser Al-Attiyah (Qatar) BMW 5:31:58
Carlos Sainz aproveitou ontem o traçado típico de rali, bem ao seu gosto, para vencer a "especial" de Portimão na serra de Monchique, deixando o 2.º classificado, Luc Alphand, a 29 segundos."Esta especial era mais lenta do que no ano passado, com muitas curvas, zonas estreitas e algumas variações no tipo de piso; numas zonas patinava mais, noutras menos", começou por dizer o espanhol, no fim da prova, regozijando-se por ter saído dos traçados "perigosos de Portugal sem ter danificado o carro, que é o mais importante".

Naturalmente mais satisfeito do que na véspera, estava Luc Alphand. O francês da Mitsubishi começou a prova "preocupado por ter 17 concorrentes à frente para ultrapassar", mas acabou feliz porque "eles foram [quase] todos muito porreiros".
Jornal Record