Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 30, 2006


Jornalistas passaram a navegadores de Rodrigo Amaral

Rodrigo Amaral e o seu irmão Duarte continuam a percorrer o país com o Bowler Wildcat que marca a estreia do ex-campeão nacional de TT em duas rodas, nos automóveis. Depois de ter estado no Norte de Portugal (El Corte Inglés e Faculdade de Economia do Porto), a dupla da Sical Challenge Team rumou a Sul, onde proporcionou a alguns jornalistas a oportunidade de sentirem as emoções de serem conduzidos num carro 4x4 participante na grande aventura do Lisboa-Dakar.Foi na lindíssima Serra de Sintra que a Sical Challenge Team encontrou uma pista (na Quinta da Penha Longa Norte) capaz de simular os sinuosos percursos do Lisboa-Dakar de 2007. Para o ajudar nesta missão, o piloto português “despediu” o seu irmão e companheiro de equipa, recrutando para o lugar de navegador alguns jornalistas que irão fazer a cobertura da mais importante prova de TT do Mundo.Foi uma jornada de confraternização, na qual os “aprendizes a co-piloto” tiveram ocasião de experimentar e sentir as capacidades do Bowler WildCat 200 em terrenos de difícil condução, com muita terra e pedras. "Esta iniciativa foi criada com o intuito de permitir que os jornalistas que seguem o Dakar tenham uma outra visão da prova, que possam ver e sentir o que nós passamos dentro do carro, sentindo a adrenalina e emoção diferentes do que estão habituados, quando escrevem sobre o Dakar”, referiu Rodrigo Amaral.“Em moto era mais difícil proporcionar um acontecimento deste tipo, pelo que estou muito satisfeito de ter podido realizar esta acção, retribuindo ao mesmo tempo o apoio muito importante que a imprensa nacional me tem dado”, acrescentou Rodrigo Amaral, um piloto que no ano passado alinhou à partida para a edição de 2006 em moto, e que devido a um acidente mais grave não conseguiu chegar ao final.Agora, para este ano, Rodrigo Amaral aposta num carro que já deu provas de que tem capacidades para enfrentar as dificuldades das pistas do norte de África, afinal bem diferentes do traçado "para principiantes" em que o piloto deu conta das suas performances em Sintra. Há que referir, no entanto, que apesar do cariz lúdico e social do evento, Rodrigo Amaral não facilitou na condução, aproveitando para obter mais feed-back de um carro ao qual ainda está a habituar-se.“Obviamente que também utilizei este co-drive para habituar-me um pouco mais ao Bowler, uma vez que todos os procedimentos de condução são diferentes ao que estava habituado quando participava no Dakar de moto”, disse. O Lisboa-Dakar tem início no dia 6 de Janeiro e Rodrigo Amaral mostra-se confiante nesta sua primeira participação em quatro rodas: “Já se sente alguma expectativa e claro que estou desejoso que a prova tenha início. Acredito que podemos ser competitivos e chegar a Dakar. É esse o nosso maior objectivo”.Refira-se, em jeito de nota de rodapé, a importância do apoio da Nestlé, neste caso através da Sical, marca de café que uma vez mais, e a exemplo do que aconteceu no ano passado, volta a apostar no Euromilhões Lisboa-Dakar para levar mais longe o nome desta marca de café.
Publicação: Lusomotores

Paulo Gonçalves preparado para o segundo Dakar

Depois de algo atribulada, mas muito positiva estreia no Dakar no início deste ano de 2006, Paulo Gonçalves volta agora a atacar aquela que é considerada com a Grande Aventura e a mais mítica prova de Todo-o-Terreno do Mundo.

De novo a defender as cores da Repsol/Honda e aos comandos da sua já bem conhecida Honda CRF 450X, o piloto de Esposende está apostado em ir ainda mais longe na edição 2007 do Euromilhões Lisboa-Dakar.

Estou muito motivado para esta minha segunda participação no Dakar. O facto de já contar com um ano de experiência, de conhecer bem a moto e da forma como, apesar de todos os percalços, consegui terminar com um muito positivo resultado dentro dos 25 primeiros em Janeiro deste ano, deixa-me muito optimista e faz-me apostar um pouco mais alto”, aponta o homem que conta com o apoio da Hebo.“É claro que acima de tudo quero chegar ao Lago Rosa, pois assim posso contribuir para a concretização dos meus verdadeiros objectivos. Vou correr para terminar no pódio das 450cc e entre os dez primeiros da geral. Mostrei já andamento para isso e, como também estou muito mais à vontade com a navegação – como seria de esperar, uma vez que não se trata de uma estreia –, penso que tenho tudo para conseguir aquilo a que me proponho. A Honda CRF 450X é uma máquina muito fiável e resistente, como se provou também na última edição do Dakar, pelo que também me considero muito bem preparado em termos de montada”, aponta “Speedy” Gonçalves.Muito clara é também a aposta do piloto da Repsol/Honda no que respeita à luta entre a armada lusa.

“Na minha estreia no Dakar terminei como segundo melhor português e espero não desapontar desta vez. Vamos ter um grupo de três pilotos que promete uma luta muito interessante ao longo de toda a prova, pelo que tudo será possível. Mas garanto que vou dar o meu melhor. Se no início deste ano consegui apresentar registos de topo entre os portugueses, não vejo por que motivos não o conseguirei fazer desta vez. Estou ciente que é uma prova muito dura, repleta de surpresas ao virar de cada curva e ao cruzar de cada duna, mas o Dakar é isso mesmo”, remata o piloto apoiado pela Polisport.O Euromilhões Lisboa-Dakar'2007 tem início no próximo dia 6 de Janeiro na Praça do Império, terminando a 20 de Janeiro nas margens do Lago Rosa, em Dakar, Senegal. As verificações técnicas decorrem entre os dias 3 e 5 de Janeiro.
Publicação: Lusomotores



CAMPEÃO EM TÍTULO
Coma
diz-se pronto para vencer

O campeão Marc Coma, que deu por concluída a sua preparação para o Lisboa-Dakar, em Itália, crê ser possível revalidar o título nas motas.

"Sei que vai ser muito duro, mas estou habituado à pressão," assegura o piloto da KTM 690.

O catalão ultimou os detalhes para a prova rainha dos ralis em Vivaro, perto de Veneza dia que "a sorte está lançada" e que está tudo pronto para iniciar o Dakar: a moto, a equipa e o piloto. E lembra de forma peremptória: "Agora, quem decide o resto é o deserto".Em Vivaro, a preparação centrou-se na nova máquina que a fábrica austríaca construiu para continuar na senda das vitórias e do consequente domínio em África, mas também na navegação.

Isto uma vez que a filosofía da organização para esta edição estará mais centrada na navegação que propriamente na velocidade. "Correu tudo na perfeição e melhor seria impossível. A moto melhorou e está mais fácil de conduzir. Isso uma corrida tão longa quanto o Dakar é muito importante, uma vez que este ano, a prova será mais física e difícil."
Publicação: Jornal Record
Paulo Marques pronto para o seu 14º Dakar

Paulo Marques, o português com maior número de participações na mais dura prova de Todo-o-Terreno do Mundo, confirmou esta semana a participação naquele que será já o seu 14º Dakar consecutivo, o quarto de automóvel.

Depois de dez bem sucedidas participações nas motos e de três edições nas quatro rodas com igual número de co-piloto, o «Marquês» vai agora reeditar a dupla de 2005 nesta edição 2007 do Euromilhões Lisboa/Dakar.

Tal como há dois anos, o famalicense vai inserido na estrutura da Toyota França, com carro idêntico, o Toyota Land Cruiser Longo e com Rui Benedi, desta feita a desempenhar apenas o papel de navegador na mítica prova.

Uma oportunidade que vê com grande satisfação. “Vai ser a minha segunda oportunidade de alinhar de carro no Dakar exercendo as funções de piloto a tempo inteiro, o que é muito satisfatório para mim. O facto de ir com uma pessoa que já conheço, que é o caso do Rui que se iniciou na prova comigo, é muito bom, pois a cumplicidade entre nós é maior. Além disso, ele conta já com duas participações no Dakar, o que lhe dá maior experiência”, refere Paulo Marques.“Estou confiante quanto ao carro e à estrutura da equipa, duas coisas que também não me são estranhas, pois foi com a Toyota France e com carro idêntico que eu e o Benedi alinhámos em 2005. Contudo, o nosso objectivo para este Lisboa/Dakar é terminar; é imperativo fazê-lo depois do que aconteceu no ano passado”, prossegue.“Trata-se de um veículo T1, que tem como grande trunfo a fiabilidade e que nos levou às areias do Lago Rosa em 2005 e se não repetirmos o problema da gasolina até podemos ter um resultado interessante. No entanto, continuo a dizer que o objectivo é terminar, pois as dificuldades em arranjar os necessários apoios minimizaram a sempre muita importante preparação”, remata o «Marquês».
Publicação: Jornal Motor


Lisboa-Dakar 2007: Ricardo Pina condicionado
Uma queda ocorrida no último fim-de-semana, numa sessão de treino, vai condicionar a preparação de Ricardo Pina para o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.

O experiente piloto da Algarve SPEDakar Team foi surpreendido por uma zona enlameada, sem conseguir evitar a queda:

"Era uma zona muito escorregadia, não consegui aguentar a mota e caí mal no chão, fracturando duas costelas", contou.

O piloto ainda conseguiu conduzir até casa, nessa tarde, mas acabou por ser transportado mais tarde para o Hospital do Barlavento Algarvio, onde foi assistido pelos médicos: "Tenho de estar em repouso máximo, de forma a estar em condições para poder alinhar no rali", referiu. Pina não poderá continuar os treinos com os restantes pilotos da equipa, Ruben Faria e Nuno Mateus, mas garante que estará preparado para a prova, que se inicia dia 6 de Janeiro, em Lisboa. "É claro que vou a Dakar. Falei com o Dr. Pedro Barradas, ortopedista que já foi médico da Federação e até piloto, e disse-me que, por essa altura, já terei resistência. Terei apenas dores, que tentarei combater com medicação", explicou.
Publicação:Jornal Região Sul
Lino Carapeta quer terminar nos 30 primeiros

Lino Carapeta, acompanhado de Ricardo Cortiçadas, aos comandos de um Bowler Wildcat 200 Dakar, apresenta-se como um dos mais promissores concorrentes, de entre os participantes portugueses à próxima edição do Euromilhões Lisboa Dakar 2007. O piloto do Team Tanqueluz, que este ano apostou numa participação nas principais provas internacionais, tendo disputado o Rali da Tunísia, o Vodafone Rali Transibérico, a Baja España Aragon e a Baja Anta da Serra 500 Portalegre, completou o seu programa de 2006, com um brilhante 5º lugar nas recentes 24 Horas TT Vodafone.

A apresentação da equipa, que ontem decorreu num conhecido restaurante de Lisboa, esteve a cargo de Isabel Angelino que, tal como no ano passado, se apresenta como a madrinha desta formação lusa.

Estreando-se em competições de todo o terreno em 2005, participou com sucesso no Lisboa Dakar 2006, onde terminou na 44ª posição, teve uma presença menos feliz no Rali da Tunísia mas, no regresso às competições europeias, rubricou uma actuação particularmente interessante no Vodafone Rali Transibérico e superou todas as expectativas na Baja España Aragon, onde rolou, durante grande parte da prova, na 5ª posição.

Convidado pela VR Motor, foi um elemento chave na prestação da sua equipa nas 24 Horas TT Vodafone onde, apenas por mera infelicidade, a equipa perdeu o lugar de pódio e a vitória entre as formações lusas, na derradeira volta da longa maratona alentejana. Para a prova que arranca, de Lisboa, no próximo dia 6 de Janeiro, Lino Carapeta assume que tem razões para ser ambicioso:

"Sinto-me muito bem preparado para enfrentar o Dakar. Estou mais confiante, conheço muito melhor o carro e a nossa equipa desenvolveu-o de forma notável. Ao longo de toda a temporada fomos fazendo diversas evoluções, sempre com resultados muito positivos, ao nível das performances, sem nunca colocar em causa a fiabilidade, que é a principal característica desta máquina. Também sinto que evoluí muito como piloto e estou convencido que, terminar entre os trinta primeiros, é bem possível, sendo que para isso é necessário uma boa gestão da corrida e não cometer excessos. Estou muito apostado em terminar e chegara a Dakar bem classificado", salienta o piloto do Montijo.
Publicação: SAPO INFORDESPORTO
Portimão preparado para receber caravana do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007

Na passada sexta-feira (15 de Dezembro), a Câmara Municipal de Portimão e a João Lagos Sport, deram a conhecer parte do percurso da Especial da 2.ª Etapa do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, que se vai realizar no dia 7 de Janeiro de 2007, depois da partida de Lisboa, que vai acontecer no dia anterior, trazendo toda a caravana até à cidade de Portimão.

Para receber as mais de 2.000 pessoas que compõem a caravana desta mítica prova de todo-o-terreno, bem como o vasto número de espectadores que irão acompanhar o desenrolar da segunda especial portuguesa, a Câmara Municipal de Portimão reuniu todos os esforços para prestar um serviço de qualidade e inédito no Dakar, de forma a garantir o máximo de segurança, transportes gratuitos e, muita animação ao longo dos dois dias em que a prova pisa solo algarvio.

Sem os camiões a competir, porque a pista não o permite, a 2.ª Etapa do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, Portimão / Portimão, terá início às 7h55m do dia 7 de Janeiro para o primeiro “motard”, estando o final da Prova Especial de Classificação, para a primeira moto, previsto para às 8h55m. Quanto à hora prevista para o último concorrente (auto) a passar na Especial será por volta das 15 horas.

Uma Especial que se disputará percorrendo os concelhos de Portimão Monchique e Silves, num total de 60 quilómetros cronometrados, percorrendo pistas tipicamente nacionais, ou seja, aliando o singular piso algarvio à beleza das paisagens, únicas da serra e barrocal algarvios.

É de referir que esta Especial terá quatro Zonas Espectáculo, cuidadosamente desenhadas para acolher o público, cujo destaque vai inteirinho para a última (ZE4), que, tal como parte do percurso (cerca de 10 quilómetros), foram dados a conhecer aos jornalistas e a todos aqueles que marcaram presença no evento de apresentação que começou no Portimão Arena.

Transportes gratuitos

Porque a segurança dos participantes e do público é uma das grandes preocupações da Organização do Lisboa-Dakar, a Câmara Municipal de Portimão, como parceira do evento, teve também em conta essa preocupação e, em termos logísticos criou todas as condições para que o público possa assistir com toda a comodidade e segurança à passagem dos pilotos e das máquinas em solo algarvio.

Assim, no dia 7 de Janeiro, o público contará com um serviço de transporte gratuito e inédito na história do Dakar – disponibilizado pela Câmara Municipal de Portimão a partir dos parques de estacionamento existentes na cidade – que irá levar todos os amantes da prova directamente à zona de espectáculo montada no final da especial (ZE4). Refira-se que, este será o único meio de acesso à (ZE4).

Um serviço de transporte que irá ainda assegurar a ligação dos parques de estacionamento disponíveis à Zona Ribeirinha – Parque Fechado – durante o dia 6 de Janeiro, onde todos os apaixonados da prova poderão ver de perto pilotos e máquinas. Ainda em termos de transportes a Câmara Municipal de Portimão irá ter o “Circuito Urbano Vai e Vem”, gratuito durante os dias 6 e 7 de Janeiro, que ligará o centro da cidade aos bairros periféricos e à Praia da Rocha, prolongando o seu horário de funcionamento até às 5 horas do dia 7 nas linhas azul, turquesa, amarela e verde (excepto na violeta). Paralelamente e de forma a diminuir o congestionamento de trânsito na Zona Ribeirinha, Parque Fechado do Lisboa-Dakar 2007, a Câmara Municipal de Portimão colocará à disposição um “Serviço de Autocarros Especial Dakar”, que durante o dia 6 de Janeiro funcionará das 9 às 5 horas do dia 7 e que assegura a ligação dos parques de estacionamento disponíveis (6 parques e cerca de 9.000 lugares) àquela parte da cidade. Entre a 1 e as 5 da manhã do dia 7 haverá ainda uma ligação especial entre a Zona Ribeirinha e a Praia da Rocha.

Estradas fechadas ao trânsito normal

Refira-se por último que, a título informativo, durante o dia 7 de Janeiro, a saída “Portimão/ Monchique” na A22 estará interdita ao trânsito. Pelo que quem se dirigir a Portimão através da A22 deverá sair no nó “Alvor/ Portimão” ou nó “Silves/ Lagoa” e seguir pela N125 até à cidade. Na N125 a saída “Portimão/ Praia da Rocha” e “Portimão/ Monchique” (nó do Hospital) estará também interdita, podendo os automobilistas optar pela saída “Alvor/ Portimão”.
Publicação: Jornal Região Sul
O Boss Português da Organização do Euromilhões Lisboa DakarJoão Lagos está confiante


A duas semanas do arranque da maior aventura de todo-o-terreno do Mundo, o Lisboa-Dakar, João Lagos está confiante no sucesso da prova na sua passagem por Portugal.

Queremos que o país saia, mais uma vez, prestigiado e queremos receber bem. O que, aliás, os portugueses fazem.”

O rosto da organização no nosso país, em entrevista do CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva), não esconde também a satisfação e até um certo orgulho por ter sido o responsável pelo início da competição em Portugal (2005 a 2009)

.“Trata-se de um grande evento, o maior do Mundo na sua especialidade. Claro que tive uma excitação enorme quando o consegui trazer para Portugal e uma enorme satisfação por termos feito bem as coisas, inovando e conseguindo que se disputem em Portugal duas provas especiais. A organização gostou, os concorrentes também, sendo eles, os condutores, as peças mais importantes da engrenagem”, refere o presidente da João Lagos Sports, para quem as duas etapas em território nacional servem de balão de ensaio para a aventura africana.

Trata-se quase de um aquecimento antes de entrarem em Marrocos e na Mauritânia, ao ponto de termos criado, em Portugal, algumas situações parecidas com o que lá irão encontrar.”Já a possibilidade de o nosso país se candidatar a uns Jogos Olímpicos, João Lagos considera que “o país ainda tem de crescer muito desportivamente”.
De Gavardo ausente no Lisboa-Dakar 2007




De Gavardo ausente no Lisboa-Dakar 2007

O ano de 2006 é para esquecer para o chileno Carlo De Gavardo.

O piloto da KTM Repsol-YPF está a recuperar da terceira intervenção cirúrgica ao fémur que se realizou na unidade hospitalar da Asociación Chilena de Seguridad (ACHS) no Chile.

São ainda consequências do acidente no rali dos Faraós – Egipto – onde sofreu uma fractura na perna esquerda e uma menos feliz intervenção no Hospital Americano no Cairo.Os médicos chilenos determinaram que a operação não correu bem e que devia de ser novamente operado, tanto ao fémur como aos ligamentos. Foi um prognóstico que deixou o piloto chileno desanimado. “Tomei a decisão de não participar em qualquer rali enquanto não estiver totalmente recuperado” confessou De Gavardo, adiantando que o seu regresso à actividade desportivas esta previsto para Abril próximo.

Na verdade, o ano que finda foi negro para o campeão do Mundo open em 2002, 2004 e 2005 na categoria 450cc. Lesionou-se com alguma gravidade enquanto treinava no deserto de Atacama; abandonou o rali dos Sertões depois de ter cometido um erro e ter caído num dos rios ao longo das pista e no Egipto teve o acidente que lhe tirou a possibilidade de participar na 29ª edição do rali Lisboa-Dakar.

A realidade é que o chileno tem estado obcecado nas ultimas temporadas com o tema Dakar, pese embora ser um dos poucos ‘sobreviventes’ da geração Fabrizio Meoni, Richard Sainct e de Andy Caldecott.e ter como rivais Marc Coma e Cyril Després, mas estes estão muito fortes em relação a ele.
Mas as cores chilenas estarão representadas na mítica prova africana, que liga a capital lusa à capital senegalesa, por outra estrela sul americana. Francisco "Chaleco" López (Honda-Copec) que no Egipto se corou campeão na categoria 450cc, dando o quarto titulo FIM ao Chile.
Enviado por tzr
Publicação:Fozmotor
Ruben Faria, Nuno Mateus e Ricardo Pina regressam à mais dura prova de todo-o-terreno.

A formação algarvia apresentou, oficialmente, a constituição da equipa com vista ao Lisboa-Dakar 2007.
Depois de uma estreia repleta de altos e baixos mas que permitiu cumprir o objectivo, ou seja, chegar a Dakar, as ambições são renovadas e o projecto ganha outra grandeza.

Em 2006, a equipa conseguiu vencer uma etapa – por intermédio de Ruben Faria na segunda especial portuguesa – e esteve em bom plano em África mas a desistência de Nuno Mateus e de Ricardo Pina impediram melhor desfecho.

Em Janeiro, o trio algarvio inicia uma nova caminha rumo a Dakar.

Ruben Faria vai, desta vez, usar uma Yamaha WR450F Afrique – com possibilidade de ter tracção às duas rodas – enquanto Nuno Mateus e Ricardo Pina mantém a aposta na KTM 660 Rally Raid usadas em 2006.

Da infra-estrutura faz ainda parte uma viatura de assistência rápida, um camião de assistência e assistência técnica de fábrica (tanto da Yamaha como da KTM).

O objectivo principal continua a ser chegar a Dakar até porque, como reconhecem, “estabelecer outro objectivo que não a chegada ao Lago Rosa, será não ter consciência de que até o melhor piloto em competição pode não resistir à dureza de duas semanas de aventura”, pode ler-se na pagina da equipa (www.spedakar.com/projecto.html). Porém, a experiência adquirida em 2006 é apontada como uma grande ajuda.
Publicação: Jornal Motor
Mário Ferreira e José Carlos Sousa treinaram em areia na região de Aveiro

O desejo de uma participação equilibrada e sem sobressaltos de maior tem levado a equipa constituída por Mário Ferreira e José Carlos Sousa a um esforço de apuramento de diversas técnicas de condução e navegação, em terrenos tão difíceis e díspares como os que serão trilhados pela caravana do Lisboa-Dakar 2007.

À menor experiência competitiva alia-se o sentido de "acima de tudo, superar as dificuldades e chegar ao fim."

Com um Toyota Land Cruiser inscrito pela Moletto Sport e integrado e assistido pela Toyota France, a opção dos dois empresários-pilotos tem sido, nesta fase, treinar, ouvir os mais experientes, ensaiar, afinar...

Durante o fim de semana, Mário Ferreira e José Carlos Sousa foram até à região de Aveiro e numa área de areia muito mole, puseram-se à prova em matéria de condução em subidas e descidas, como se de dunas africanas se tratasse, deram o corpo ao manifesto em situações de desatascanso, enfim, articularam capacidades e esforços para as reais dificuldades que irão surgir, a partir de 6 de Janeiro.

Segundo José Carlos Sousa, "sendo o Land Cruiser um carro pesado e sem treinar já com os pneus mais adequados àquele tipo de areia, observou-se um bom comportamento da viatura e boas respostas técnicas na ultrapassagem de situações complicadas, o que virá a evoluir, ainda mais, nos próximos testes, havendo também algum trabalho a fazer nas suspensões."
Publicação: SapoInfordesporto