Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

setembro 02, 2006

Carlos Sousa regressa ao deserto para
Evoluir o VW Race Touareg II

A preparação do próximo Rally Lisboa Dakar, já começou para o Team Lagos - com Carlos Sousa e Andy Schultz - que entre 12 e 16 de Setembro integra os testes da Volkswagen Motorsport em Marrocos com o Volkswagen Race Touareg II.


Nestes testes em que a equipa pretende ensaiar algumas novidades ao nível técnico, Carlos Sousa terá oportunidade de experimentar várias soluções de afinação, com o objectivo de adaptar o VW Race Touareg II ao seu estilo de condução.

Estes testes são muito importantes no acerto do carro para o Dakar. Vai ser um programa intensivo com muitos quilómetros. Só este detalhe já é importante”, explicou o piloto, que considera prioritário rodar em condições idênticas às que vai encontrar no Lisboa Dakar.
Tenho de aproveitar bem estes dias, concentrar-me o mais possível na condução e no trabalho com os engenheiros e técnicos da equipa. Sem a tensão da competição é mais fácil explicar o que queremos e o que sentimos. Sinto-me completamente integrado dentro da equipa, com uma estrutura bastante profissional, em que o ambiente é muito familiar”, disse Carlos Sousa, que terá à sua disposição uma evolução do Race Touareg do Team Lagos com que disputou o Rali de Marrocos e a Baja Aragon.

No programa delineado, o Team Lagos realizará ainda dois testes posteriores, antes da partida do Lisboa Dakar 2007.

Publicação: AUTOSPORT

Equipa “Route 2 Dakar” já rola no Alentejo
Apresentação decorreu em pleno litoral alentejano

Route 2 Dakar - Yamaha Quad Team” é o nome da equipa oficial da Yamaha Portugal, apresentada no último fim-de-semana em Santiago do Cacém, e que surge composta por dois pilotos nacionais, os quais irão alinhar com dois Quad's, ou "moto4", na próxima edição do Euromilhões Lisboa–Dakar 2007.

No ano em que, pela primeira vez, esta competição ira ter uma classificação própria e independente para os Quad's (como acontece com as outras classes de viaturas), existindo um total de 15 pilotos inscritos, João Nazareth e António Ventura, os representantes das cores nacionais na prova, escolheram a discoteca Alexander's, em Santiago do Cacém, no litoral Alentejano, para a apresentação da equipa, uma escolha justificada por se tratar do local onde reside um dos pilotos, mas também porque será por aquela região que deverá passar a primeira etapa da prova, após a partida em Lisboa.

Neste evento, além dos pilotos e Quad's com que vão participar, foi também apresentada a equipa técnica, dirigida por Pedro Machado, bem como os investidores neste projecto. Assim, a equipa contará com a preparação física específica orientada pela Holmes Place e vai utilizar os novos equipamentos da Scott, Drenaline, Alpinestars e Arai.

Após a apresentação da equipa, Antonio Ventura referiu-nos que para além de querer chegar ao Lago Rosa, objectivo não conseguido na edição anterior, pretende obter um lugar entre os três primeiros classificados na classe. Por seu turno, João Nazareth, um conhecedor a fundo do Alentejo, assume que pretende chegar a Dakar na mesma posição que vai sair de Portugal: a primeira!

Publicação e Foto: LUSOMOTORES
Mark Miller renova com a Volkswagen

O norte-americano Mark Miller e o sul-africano Ralph Pitchford constituem a terceira dupla oficial da Volkswagen Motorsport na próxima edição do Euromilhões Lisboa-Dakar (6 a 20 de Janeiro), juntando-se assim aos dois outros pares já anunciados, concretamente, Carlos Sainz/Michel Périn e Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz.


Quinto classificado na última edição, Miller voltará a guiar um dos Race Touareg da equipa comandada por Kris Nissen, mas tendo agora por companheiro Ralph Pitchford, um ex-piloto de motocross que em 2006 acompanhou o baptismo do compatriota Alfie Cox no pelotão das quatro rodas (15º), então ao serviço da alemã X-Raid.

No entender de Kris Nissen, director desportivo da formação, «Mark Miller é um piloto excepcionalmente rápido e que encarna na perfeição o espírito de equipa. Por isso fico tão contente em poder continuar a trabalhar com ele no próximo Lisboa-Dakar de 2007. Quanto ao Ralph, que fará a sua estreia com a equipa, apenas posso dizer que apreciei bastante a sua postura profissional durante os sete dias de testes que realizámos na Tunísia, em Julho passado».

Publicação e Foto: AUTOSPORT

Jutta estreia-se de X3 no Rali dos Faraós



Entre os dias 3 e 9 de Outubro Jutta estreia-se de X3 no Rali dos Faraós

A sexta e penúltima ronda da Taça FIA do Mundo de Todo-o-Terreno, o Rali Internacional dos Faraós, a disputar entre 3 e 9 de Outubro próximo, marcará a estreia oficial de Jutta Kleinschmidt ao serviço da equipa X-Raid.


Jutta vai guiar no pela primeira vez em competição o BMW X3 CC, depois dos testes que realizou em Junho passado no deserto marroquino.

A poucos dias de completar 34 anos, a germânica tem ainda na sua agenda a participação no UAE Desert Challenge, no Dubai, de 4 a 10 de Novembro, para depois se apresentar em Lisboa, no dia 6 de Janeiro de 2007, à partida do seu 15º Dakar, prova que já venceu em 2001.

O mesmo programa é válido para os três outros pilotos que completam a estrutura da X-Raid, nomeadamente, o francês Guerlain Chicherit, que retomará a condução do X3 CC estreado no último Lisboa-Dakar, o espanhol José Luis Monterde e o brasileiro Paulo Nobre, estes aos comandos do BMW X5.

A prova egípcia, uma vez mais organizada por Jacky Ickx, será, este ano, composta por sete etapas, num total de 2600 quilómetros contra o cronómetro, com partida e chegada no Cairo.

O belga Stéphane Henrard, vencedor da última edição, é outro dos nomes já confirmados, na estreia do seu novo buggy com motor 2.5 TDI, de origem VW.

Na categoria das duas rodas, também pontuável para a Taça do Mundo FIM de Todo-o-Terreno, estão já inscritos 70 concorrentes, entre eles, os catalães Marc Coma e Jordi Viladoms, o francês David Casteu e o chileno Carlo de Gavardo.

Publicação e Foto; AUTOSPORT