Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

novembro 10, 2006


I expedição oficial Lisboa-Dakar: Sucesso a dois meses da partida
Enviado por jfs

A 1ª Expedição Oficial Lisboa-Dakar é já um caso de enorme sucesso.

A pouco mais de dois meses do dia de partida do maior rali Todo-o-Terreno do Mundo, as inscrições para este evento organizado pela João Lagos Sports corresponderam às expectativas criadas, o que se traduz no preenchimento completo das vagas do primeiro de dois programas disponíveis.
Sob a bandeira da ‘Lagos Evasão’ e com o objectivo de proporcionar uma experiência inesquecível, surpreendendo no mais pequeno dos detalhes, este produto único despertou o interesse dos amantes da modalidade e do deserto, que não quiseram perder a oportunidade de seguir ao vivo, e por dentro, as emoções da maior competição automóvel do planeta.

Recorde-se que, em 29 anos de história da prova, esta é a primeira vez que os organizadores autorizam a realização de um evento desta natureza, o que reflecte a credibilidade e a qualidade da proposta com a chancela da João Lagos Sports.

Com o primeiro programa da Expedição já esgotado - pacote de 7 dias de Lisboa até à Mauritânia, existe ainda a possibilidade de adquirir o seu ‘passaporte’ para este aventura inédita num programa de 10 dias que fará a ligação entre o deserto da Mauritânia e o emblemático Lac Rose em Dakar: - voo exclusivo de Lisboa até ao ‘bivouac’ do Rali Lisboa-Dakar, onde poderá I expedição oficial Lisboa-Dakar
conviver com pilotos e máquinas no dia de descanso, acompanhando depois as
emoções das etapas do Rali pelo deserto e savana Africana: Tudo isto com a maior comodidade e segurança, regressando a Lisboa em voo regular.

Para mais informações, contactar Rodrigo Moreira Rato através: expedicao@lagossports.com ou +351 93 351 14 74.
Publicação: FOZ MOTOR
Ricardo Leal dos Santos em Marrocos

Em Marrocos, as dunas do Erg Chebby, mesmo ao lado do povoado de Merzouga, foram o palco perfeito para Ricardo Leal dos Santos consolidar e fazer evoluir o seu Projecto Solo, para desafiar mais uma vez a grande maratona africana.

A consistente equipa que o piloto dispõe, atingiu já um elevado grau de profissionalismo, estando pronta a dar continuidade a mais um projecto bem conseguido.

A sessão de treinos que, esta semana, terminou no norte de África, serviu para afinar ainda mais uma máquina bastante eficiente que Ricardo tem conseguido desenvolver com sucesso.
"Esta é apenas uma das muitas etapas que desejamos cumprir até à partida do Lisboa/Dakar. Os melhoramentos introduzidos no nosso Mitsubishi Pajero estão a dar excelentes resultados, o que me dá grande confiança para enfrentar mais um desafio a solo", afirmou o piloto.

Ricardo Leal dos Santos pretende ir um pouco mais longe. Voltar a vencer a categoria solo no Lisboa/Dakar, subindo alguns furos na classificação geral, a rivalizar com algumas das mais prestigiadas equipa privadas, são o objectivo que tem, cada vez mais, uma forte base de sustentação.
"Penso que a nossa equipa está à altura deste tipo de desafios. Eu próprio sinto-me cada vez mais à vontade ao volante do carro e este ensaio geral, que viemos fazer a Marrocos, foi extremamente útil para todos, tendo sido possível avaliar, no terreno, o funcionamento dos diversos mecanismos que temos necessidade de utilizar", referiu, com determinação, o piloto.

Num triângulo de dunas e pistas, inscrito entre Erfoud, Merzouga e Rissani, Leal dos Santos voltou a ter oportunidade de testar as capacidades do Mitsubishi Pajero, tendo ensaiado a solo diversas dificuldades de percurso. O resultado não podia ter sido mais satisfatório para a engrenagem bem oleada de um Projecto Solo que promete continuar a dar que falar.
Publicação: SAPO INFORDESPORTO
O português Carlos Sousa terminou hoje na oitava posição a terceira etapa do Desert Challenge dos Emirados Árabes Unidos, derradeira prova da Taça do Mundo de todo-o-terreno, caindo para a quarta posição da geral, liderada por Luc Alphand.

O piloto luso teve alguns problemas no seu Volkswagen Touareg 2, que o forçaram a abrandar um pouco o ritmo para conseguir chegar ao final da etapa de 218 quilómetros, com partida e chegada em Moreeb. "Foi uma etapa mais difícil do que estávamos à espera devido a ligeiro sobreaquecimento, felizmente sem qualquer consequência. Mas controlámos a nossa prova sem qualquer problema", referiu o piloto português.

Carlos Sousa está agora na quarta posição e é o melhor classificado dos pilotos da Volkswagen, a 28.21 minutos do francês Luc Alphand, da Mitsubishi, que manteve a liderança conquistada terça- feira.
Amanhã disputa-se a quarta etapa, a mais longa do Desert Challenge (378 quilómetros), prova que, além de ser a última da Taça do Mundo, serve também de preparação para o Lisboa-Dakar'2007.
Publicação:JORNAL RECORD
I Expedição Oficial Lisboa-Dakar

Sucesso a dois meses da partida em Belém

A 1ª Expedição Oficial Lisboa-Dakar é já um caso de enorme sucesso.

A pouco mais de dois meses do dia de partida do maior rali Todo-o-Terreno do Mundo, as inscrições para este evento organizado pela João Lagos Sports corresponderam às expectativas criadas, o que se traduz no preenchimento completo das vagas do primeiro de dois programas disponíveis.

Sob a bandeira da "Lagos Evasão" e com o objectivo de proporcionar uma experiência inesquecível, surpreendendo no mais pequeno dos detalhes, este produto único despertou o interesse dos amantes da modalidade e do deserto, que não quiseram perder a oportunidade de seguir ao vivo, e por dentro, as emoções da maior competição automóvel do planeta.

Recorde-se que, em 29 anos de história da prova, esta é a primeira vez que os organizadores autorizam a realização de um evento desta natureza, o que reflecte a credibilidade e a qualidade da proposta com a chancela da João Lagos Sports.

Com o primeiro programa da Expedição já esgotado - pacote de 7 dias de Lisboa até à Mauritânia, existe ainda a possibilidade de adquirir o seu "passaporte" para esta aventura inédita, num programa de 10 dias que fará a ligação entre o deserto da Mauritânia e o emblemático Lac Rose em Dakar: - voo exclusivo de Lisboa até ao "bivouac" do Rali Lisboa-Dakar, onde poderá conviver com pilotos e máquinas no dia de descanso, acompanhando depois as emoções das etapas do Rali pelo deserto e savana Africana, tudo isto com a maior comodidade e segurança, regressando a Lisboa em voo regular.
Publicação: SAPO INFORDESPORTO
Canal Odisseia prepara documentário sobre prova de TT

O Canal Odisseia vai exibir os momentos mais emocionantes da 9ª edição das 24H Vodafone – Vila Fronteira 2006, uma prova que encerra a temporada nacional de todo-o-terreno.

Em comunicado, o canal por cabo informou que vai patrocinar, pela primeira vez, a piloto Madalena Antas e a sua equipa nesta prova.
A equipa do canal Odisseia vai acompanhar a piloto desde Portalegre até ao culminar no Lisboa-Dakar, registando os melhores momentos das provas num documentário a ser exibido no canal.
A vila de Fronteira será o palco do encerramento da temporada nacional de TT.
Publicação: DIÁRIO DIGITAL

Carlos Sousa é quinto após a primeira etapa

A primeira etapa do Rallye UAE Desert Challenge disputada hoje, ligou Abu Dhabi a Moreeb e decorreu conforme o esperado para a dupla do Lagos Team Carlos Sousa/Andreas Schulz aos comandos do Volkswagen Race Touareg 2.
O piloto português concluiu os 284 quilómetros que compunham a especial cronometrada na quinta posição e mostrava-se esperançado em conseguir nas próximas etapas consolidar um melhor resultado.

Tendo em conta que nesta prova Carlos Sousa está aos comandos do Volkswagen Touareg com que disputou o Rali de Marrocos, uma vez que o novo carro com as novas especificacoes está neste momento a ser preparado para o Lisboa-Dakar 2007, o piloto português estava satisfeito: "O resultado conseguido é bom. A etapa, caracteristicamente de areia, alternava em zonas muito rápidas e médias. Não era uma etapa difícil, pelo que acho que tudo correu dentro da normalidade, à excepção do muito tempo que perdi para passar o vencedor do Prólogo de ontem. Foi uma pena, pois perdi algum ritmo após o CP1, mas são situações normais em provas desta envergadura", referiu o piloto apoiado pela TMN e pela Galp.

Perspectivando as etapas que se irão seguir, Carlos Sousa está determinado em conseguir melhorar em termos de classificação final. "O meu objectivo é consolidar uma melhor posição. A prova só agora começou e muita coisa pode ainda acontecer. Estamos optimistas", rematou o piloto do Lagos Team que está no Dubai a preparar a próxima edição do Euromilhöes Lisboa-Dakar, procurando ao máximo adaptar-se às dunas que também são características da mais dura e mítica prova do Todo-o-terreno.
Classificação após o Prólogo
. Carlos Sainz/Michel Périn (E/F), Volkswagen Race Touareg 2, 2h42m55s
. Luc Alphand/Gilles Piccard (F/F), Mitsubishi Pajero Evolution, a 3.43s
. Nasser Al Attiyah/Alain Guehennec (Q/F), BMW X3, a 5.25s
Ari Vatanen/Fabrizia Pons (FIN/I), Volkswagen Race Touareg 2, a 6.50s
. Carlos Sousa/Andreas Schulz (P/D), Volkswagen Race Touareg 2, a 7.24s
Publicação: SAPO INFODESPORTOS

Contrato de patrocínio estende-se ao Lisboa-Dakar 2008
Galp Energia renova apoio a Carlos Sousa
A Galp Energia é um dos principais patrocinadores do novo projecto de Todo-o-Terreno do piloto português, num contrato que se estende até ao Lisboa-Dakar 2008.
O piloto, Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2003, surge integrado na Volkswagen, uma das equipas de referência da actualidade e vencedora da Taça do Mundo de 2005, encarando agora um dos projectos mais ambiciosos do seu percurso no TT internacional.
Fazendo parte de um grupo restrito de patrocinadores, a Galp Energia associa-se ao Lagos Team por um período de dois anos, até à edição de 2008 do Rali Lisboa-Dakar.

Refira-se que esta é a primeira vez que Carlos Sousa beneficiará do apoio logístico e da preparação de uma equipa oficial, que reúne as melhores condições técnicas e dispõe de um automóvel muito competitivo.

As cores da Galp Energia estreiam-se no VW Touareg já no próximo dia 4 de Novembro, no Rali do Dubai, uma das etapas programadas pelo Lagos Team com vista à preparação para o Rali Lisboa-Dakar 2007, prova que tem início em Portugal, em Janeiro do próximo ano.
O calendário da equipa nacional contempla ainda os Ralis da Tunísia, Transibérico, Marrocos e Dubai, prolongando-se a parceria até ao final do Dakar 2008.
A exemplo dos anos anteriores, a Galp Energia ocupará espaço de destaque na decoração do carro de competição, um Volkswagen Race Touareg II, bem como nos bonés dos pilotos, em exclusivo, nas viaturas de assistência e no fardamento dos elementos da equipa. Para além disso, a Galp Energia prevê realizar acções de marketing e publicitárias, bem como a produção de merchandising da Galp associado à imagem de Carlos Sousa.
O apoio da Galp Energia à carreira de Carlos Sousa ultrapassou há muito o simples patrocínio para se tornar numa parceria vivida intensamente por ambas as partes.
Em 2005, a Galp Energia homenageou o piloto português com a edição do livro “Situações Extremas”, um relato documental do percurso do piloto com quem a Galp mantém uma relação ininterrupta de quase doze anos, e ao lado de quem tem estado desde a primeira hora.
Publicação: LUSOMOTORES

Mais um nome luso a postos para o Euromilhões Lisboa-DakarMoletto Sport avança para o seu terceiro Dakar

A estrutura da equipa de de todo-o-terreno Moletto Sport estará pela terceira vez consecutiva na maratona mais dura do mundo – o Rali Euromilhões Lisboa-Dakar'2007 -, e as baterias estão já apontadas por inteiro para aquele que é um desafio ímpar para os amantes das provas de TT, ainda que a participação se vá resumir a um único piloto.

Com efeito, a Moletto Sport vai ter este ano somente uma formação liderada por Mário Ferreira, que irá fazer a sua estreia na maratona, ele que é o primeiro português a candidatar-se a viajar no espaço.

Já Luís Costa, que chegou a estar confirmado no Dakar, não irá estar presente, pois o seu principal patrocinador decidiu apostar noutros projectos.“Não fazia sentido eu alinhar, pois os custos inerentes a este projecto são muito altos, e era impossível neste curto espaço de tempo voltar a encetar novas negociações, ainda por cima quando estamos a pouco menos de dois meses da prova. É claro que tenho pena de não participar neste Dakar, pois a experiência da edição transacta seria muito útil, podendo agora colher os devidos frutos, mas espero nos próximos anos voltar a alinhar na jornada com maior carisma do todo o terreno mundial”, explicou Luís Costa.
Publicação: LUSOMOTORES
Bianchi Prata Competições / Vodafone com equipa definida

A equipa Bianchi Prata Competições / Vodafone, depois do sucesso com o piloto Hélder Rodrigues no Dakar de 2006, vai participar no Dakar de 2007 com uma estrutura maior, a equipa da Vodafone vai apostar numa melhor classificação e em mostrar que as equipas nacionais podem criar condições tão boas como as de fabrica.

A equipa do norte, sedeada em Gaia vai ser representada por três pilotos de renome nacional e internacional, Hélder Rodrigues, Pedro Oliveira e Bianchi Prata, todos em Yamaha WR 450 F Dakar.
Para assistir estes 3 pilotos equipa Bianchi Prata Competições terá um staff e uma frota de veículos composta por:
4 mecânicos
1 Team manager
1 assistente1 fotografo
2 jornalistas
2 ISUZU RODEO 4X4
1 camião TATRA 6X6
Embora com a equipa já feita e estruturada a equipa da Isuzu, ainda não tem os patrocinadores todos fechados, contando desde já com as confirmações da Vodafone, CIN, Isuzu, ASW, Michelin e Yamaha.
Com o intuito de praticar a navegação a equipa da CIN esta neste momento a treinar em Marrocos, tendo já feito mais de 3000 km de testes.

O piloto e Chefe da equipa Bianchi Prata estava muito contente com os resultados destes testes."Estou muito contente estamos a preparar tudo com muito calma e estes testes estão a servir para afinar todos os pormenores, quer das motos, pilotos e das novas Isuzu Rodeo, até agora tudo correu bem e estamos a adaptamo-nos muito bem aos sistemas de navegação."

O Team maneger Nicolas Giannone comentou. "Este teste em Marrocos permite-nos testar em condições próximas das que vamos encontrar no Lisboa Dakar as nossas capacidades técnicas e humanas. Os pilotos presentes estão a responder muito bem as exigências do terreno, bem como a adaptar-se a navegação e leitura de terreno. As maquinas estão a reagir de forma espectacular a dureza do terreno. Teremos mais algumas sessões para acertar as agulhas no sentido de atacar-mos a primeira prova do ano de melhor forma possível."

A próxima corrida do Team Bianchi Prata Competições / Vodafone será o Mundial de enduro na Nova Zelandia nos próximos dias 6 a 23 de Novembro.
Fonte: Gabinete de Imprensa - Bianchi Prata Competições
Elisabete mais rápida entre os camiões
Rali Shamrock 2006:

Agora aos comandos de um MAN M2000, a piloto portuguesa Elisabete Jacinto realizou uma excelente prestação na segunda etapa do Rali AMV Shamrock, ao conseguir a vitória destacada entre os camiões naquela que é a derradeira prova africana da temporada de 2006.

Num rali quase todo disputado em pistas de areia e dunas, Elisabete foi ainda um dos mais rápidos pilotos entre os automóveis, isto apesar de ser a prova de estreia ao volante da sua nova máquina, com a qual irá disputar o Euromilhões Lisboa Dakar 2007.

«Estou muito, mesmo muito satisfeita. A etapa era toda ela muito gira, na sua maioria disputada em areia e com muitas dunas, muito técnica e extremamente exigente no capítulo da navegação. Embora ainda me sinta muito longe de um conhecimento perfeito da minha nova máquina, acho que já começo a estar bastante sintonizada e neste tipo de pistas estou encantada com as suas potencialidades», afirmou, no final da etapa, a ex-motard.

Elisabete Jacinto enalteceu ainda o papel do seu navegador, Filipe Palmeiro, o qual «fez uma excelente navegação. Levou-nos por sítios onde apenas estavam traços de algumas motos e poucos carros, o que quer dizer que só alguns deram com o melhor caminho. E os resultados estão à vista».
«Foi muito bom este nosso desempenho depois de ontem termos sido forçados a não partir para a segunda volta do percurso. Estamos com um problema nos amortecedores, que não podemos resolver antes de regressarmos a Portugal e que tornam a condução nas pistas duras impraticável. Na areia, a baixa pressão dos pneus altera por completo essa atitude e vamos continuar a aproveitar a presença nesta prova para treinar para o Dakar, que é o nosso grande objectivo», concluiu Elisabete.

O Rallye AMV Shamrock, rali com etapas diárias de cerca de 400 quilómetros, termina no próximo sábado, em Laayoune.
02-11-2006 11:36:21
Publicação: DIÁRIO DIGITAL
O checo Karel Loprais, hexacampeão do rali Lisboa-Dakar na categoria de Camiões, revelou hoje à imprensa do seu país que não vai participar na edição de 2007 devido a dores persistentes na zona dorsal. "Estou de certa forma chateado mas não há nada que possa fazer", lamentou o piloto de 57 anos.

Com a alcunha de "Sr. Dakar", Loprais conquistou a prova em 1988, 1994, 1995, 1998, 1999 e 2001 ao volante da marca checa Tatra.

Desde 1986 já participou em 20 edições. "Os meus problemas de saúde acontecem desde um acidente em 2003", explicou Loprais que desistiu nas duas últimas edições. Recorde-se que a competição de 2007 partirá no dia 6 de Janeiro de Lisboa e tem chegada prevista a Dakar a 21 do mesmo mês.
Publicação: JORNAL RECORD
Adélio Machado com novo Toyota nas 24 horas

Após a conclusão do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Adélio Machado "esgota" as ultimas cavalgadas por solo nacional, antes da partida para a segunda participação no Lisboa/Dakar.

As 24 Horas Vodafone, de 24 a 26 de Novembro, na Vila de Fronteira, será o próximo grande teste de preparação para a mais longa e dura prova de TT do mundo.

Depois de confirmar a sua presença nesta mítica prova da "família" do Todo Terreno, que culmina uma temporada, o piloto de Famalicão acaba de adquirir um novo Toyota Land Cruiser, que será tripulado pela equipa no certame do Clube Aventura.

"Será um carro fiável e que terminou a última edição na décima quinta posição. Um carro que já foi da Maria do Céu, um dos elementos da equipa" adiantou Adélio Machado que tem já constituída a equipa com que vai marcar presença em Fronteira: "Para além da Céu, estará o José Mendonça, elemento do Departamento de competição do Grupo Salvador Caetano e o Rui Lopes, piloto de ralis e velocidade-clássicos", refere Adélio Machado.

Numa "operação" relâmpago, Adélio Machado garantiu para o seu "Team" uma nova viatura “que irá servir de modelo para representar os patrocinadores no Dakar.
"Para Fronteira vamos já com a decoração que o Toyota Land Cruiser do agrupamento T2 irá utilizar no Dakar, e assim, aproveitar para dinamizar quem nos apoia" afirmou o piloto que só espera terminar as 24 Horas Vodafone e ganhar mais algum ritmo competitivo

"será o derradeiro teste antes do Dakar. Formamos uma equipa bastante humilde e com espírito de participar na festa final do TT, procurando sempre sermos o mais regulares possíveis e mantermo-nos o maior número de voltas em pista".
Publicação. SAPO INFORDESPORTO