Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 06, 2006

Prudência dos algarvios no Lisboa-Dakar



Apresentado o percurso do rali mais famoso do Mundo (Lisboa-Dakar), Ruben Faria, Nuno Mateus e Ricardo Pina, pilotos algarvios do SPEADakar Team, conferem que a edição 2007 será mais dura, como tal, antevêem maiores dificuldades na segunda metade da prova, pelo que pretendem ser prudentes até ao descanso em Atar, na Mauritânia.

Até ao dia de descanso, o percurso é muito semelhante ao do ano passado, mas, nas etapas seguintes, entra no interior da Mauritânia e do Mali, em zonas muito inóspitas e vistas como muito duras, longas e difíceis, onde tudo deverá ser decidido”, observa Ricardo Pina, que entra em competição a 6 de Janeiro, ao volante da KTM 660 Rally Raid, tal como Nuno Mateus.

Para Ruben Faria, o único português a vencer uma etapa do rali em 2006, a Mauritânia foi cruel.
Nas três etapas disputadas nesse país, o piloto enfrentou problemas mecânicos graves, que o fizeram cair na tabela classificativa.
Este ano, “com a equipa mecânica reforçada, espero que as coisas corram melhor”, diz, garantindo que as lacunas de 2006 não se prenderam com a navegação.
O piloto de Moncarapacho, que este ano se faz à competição na nova Yamaha WR450F Afrique, entende que o Dakar “é duro por natureza” e as dificuldades “um dos condimentos que tornam a aventura tão apaixonante”. Mas diz-se confiante: “no ano passado, venci uma etapa e nem tive tempo para pensar nisso, pois era só novidades e problemas. Agora, pretendo encarar a prova etapa a etapa e não apenas pensar em chegar ao fim”, refere
Publicação: ALGARVEDESPORTO
Concluída a participação nas 24 Horas TT de Fronteira...

Miguel Barbosa prepara o Dakar em Marrocos


A dupla da Vodafone Liberty Seguros Team, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho parte hoje mesmo para Marrocos, onde irá fazer um estágio nas dunas como forma de preparação para o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, que arranca no próximo dia 6 de Janeiro.
Foto: Aifa
Concluída que foi a participação do piloto lisboeta nas 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, onde assegurou a conquista do Troféu RTP/TT, o piloto vira agora baterias para o próximo desafio.

Este teste, que não será feito com a Nissan Navarra que Miguel Barbosa vai levar ao Dakar, terá como objectivo máximo “a habituação à areia”. “Vamos estar três dias a trabalhar com uma Pick Up de estrada que nos irá ajudar a aperfeiçoar a técnica neste tipo de condições”, explicou o piloto Lisboeta.“É essencial que comecemos a focar as nossas atenções nas etapas que iremos encontrar em África. E como na temporada de 2006 apenas fizemos provas em território nacional, tanto eu como o Miguel Ramalho sentimos necessidade deste teste”, continuou.“Já o ano passado estivemos lá e aprendemos bastante. Óbvio que seria melhor fazer o teste com o nosso carro, mas, uma vez que está a ser preparado para o Dakar, esta foi a solução possível”, concluiu Miguel Barbosa satisfeito por começar a pôr em prática a preparação para o Lisboa-Dakar 2007.
Publicação: LUSOMOTORES.COM
Novidades do Euromilhões Lisboa-Dakar apresentadas em Lisboa

Serão oito as Zonas Espectáculo nas etapas portuguesas
Foram revelados esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, em Lisboa, os detalhes do percurso da 29ª edição do Rally Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, que se realiza de 6 a 21 de Janeiro.
Assim, pelo segundo ano consecutivo, os concorrentes irão partir de Lisboa, desta feita para uma maratona de 8696 quilómetros, 5010 dos quais cronometrados, ao longo de 14 etapas.

Os pilotos e motards irão realizar a primeira batalha nas duas especiais em solo lusitano, depois irão atravessar o Mediterrâneo e no continente africano percorrerão quatro países - Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal -, onde a classificação final será estabelecida após a etapa entre Tambacounda e Dakar, no sábado 20 de Janeiro.

No dia seguinte, os concorrentes que tenham alcançado Dakar irão tomar parte no I Grand Prix do Lac Rose, uma corrida espectáculo organizada num circuito fechado na praia onde a tradicional cerimónia do pódio é realizada.

O Director do Euromilhões Lisboa-Dakar, Etienne Lavigne, fez a apresentação da prova, com especial enfoque nas duas etapas disputas em solo nacional, revelando que a especial Lisboa-Portimão terá 120 quilómetros cronometrados (num total de 495) e contará com um percurso inovador e inédito, que surpreenderá os concorrentes.
A etapa passará pelos concelhos de Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola e para o público vão ser instaladas 4 zonas de espectáculo (ZE), que serão os locais privilegiados para assistir à passagem dos concorrentes. Em Alcácer haverá 1 ZE em Brejos da Carregueira; e 3 ZE em Grândola: Muda, Pinheiro da Cruz e Vale da Horta.

No dia seguinte, já nos concelhos de Concelhos de Portimão, Monchique e Silves, a etapa terá 60 quilómetros cronometrados em solo algarvio (num total de 500), onde os milhares de espectadores que se espera que possam afluir ao local terão outras quatro Zonas Espectáculo para assistir à passagem dos concorrentes: Em Portimão haverá duas ZE, em Morgado do Reguengo e Morgado de Arge; em Monchique ficarão outras duas, situadas em Caldas de Monchique e Alferce.

Devidamente assinaladas e com acessos que serão divulgados em breve, estas ZE são a opção mais segura e confortável para ver o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.

Nesta segunda etapa, realce ainda para o facto de não contar com a participação da categoria camiões. Contudo, entre as 250 motos, 187 carros e 88 camiões que sairão de Lisboa, Portugal vai estar bem representado com um número que ascende agora a 40 pilotos (e co-pilotos), sendo que veículos com as cores nacionais serão 28, tal como o Lusomotores já aqui tinha adiantado, nomeadamente 15 automóveis, 11 motos (dois em 2 quads) e 2 camiões.

A apresentação do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 contou, entre outros, com a presença Vítor Porto (Administrador dos Jogos Santa Casa); João Lagos (Presidente da João Lagos Sports); Etienne Lavigne (Director do Euromilhões Lisboa-Dakar); Hélder Martins (Presidente da Região de Turismo do Algarve) e Carmona Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa).

De igual modo, grande parte dos pilotos lusos que irão alinhar na prova estiveram presentes nesta cerimónia com alguns deles a darem conta da realidade actual da respectiva preparação da prova.
Entre estes, Miguel Barbosa, bi-Campeão Nacional de TT, escutou atentamente as palavras de Etienne Lavigne, e não deixou de as comentar: “O facto de termos logo na primeira especial piso de areia é, na realidade, a maior novidade. Acho que para o público será, certamente, um bom espectáculo uma vez que não está habituado a ver, em Portugal, especiais neste tipo de piso”.Com uma boa adaptação à sua nova máquina, Miguel Barbosa está ansioso pelo início da prova: “Numa altura em que se começa a falar muito do Lisboa-Dakar é óbvio que cria nos pilotos um certo anseio pelo início do rali. Mas sei que até lá ainda há muito trabalho para fazer!”
Publicação: LUSOMOTORES.COM