Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

agosto 02, 2006


Problemas agravados vão ter todos os pilotos que se atrasarem nas classificativas do Euromilhões Lisboa Dakar 2007.


Alem das dificuldades habituais, descida na classificação, pouco tempo para dormir, assistência sem tempo para reparar avarias, condução nocturna, etc., uma novidade este ano vai ter influência nas refeições dos pilotos.

Os pilotos que, por qualquer motivo, se atrasarem, sabem que conduzir de noite no deserto é de evitar, pois à noite os obstáculos ou não se vêem, ou as sombras enganam as suas verdadeiras dimensões, o que leva a uma condução muito mais atenta, cansativa e necessariamente mais lenta.
A transposição das dunas sem a luz do Sol torna-se perigosa, pois quando se passa a crista da duna não há qualquer noção da dimensão e inclinação da pendente, caindo-se verdadeiramente no escuro.

Os pilotos partem de madrugada e, no final do dia, a vontade de chegar ao bivouaq é grande, mas este ano vai ser ainda maior, pois o “cheirinho a fritos” existente no ar do Sahara vai abrir o apetite para a única e verdadeira refeição do dia o jantar, que para alguns será ceia e para outros “meditação” daquilo que poderiam estar a comer, tal o atraso por vezes alcançado.

No entanto, alimentarem-se em demasia, à noite, e já tarde, vai ser um dos problemas que os pilotos têm de evitar.

A razão desta nova alteração é da Toyota, que resolveu este ano inscrever no Dakar 2007 um Land Cruiser equipado com um propulsor a Biodiesel, que será entregue ao piloto japonês Ukyo Katayama.

Este projecto está a cargo de um grupo de investigadores da Universidade Sangyo, em Osaka, que pretendem “mostrar a eficácia do óleo alimentar reciclado no sector automóvel”.

A Toyota e este grupo de investigadores farão alinhar o Land Cruiser Biodiesel e Ukyo Katayama na prova que liga Lisboa a Dakar, a ter início nos primeiros dias do próximo ano.

IDÉIAS NÓMADAS calcula que os pilotos portugueses tentarão habituar-se a este problema de “cheirinho a fritos” treinando em todo o terreno com os jipes cheios de batatas fritas...

IDÉIAS NÓMADAS.