Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

julho 27, 2006

Confiança apesar da recusa
Apesar da sua inscrição ter sido recusada, Lino Carapeta acredita que vai estar à partida do Lisboa-Dakar. “Não vejo motivo algum para a minha inscrição ser recusada. Inscrevi-me a tempo e horas. Adquiri um novo Bowler, que aluguei ao Rodrigo Amaral e se inscreveu como Team Sical. Tenho um pré-acordo com o Red Line Off Road Team para o transporte do material. Todo o investimento que fiz está de acordo com o que a organização sempre afirmou ser a filosofia da prova”, referiu.

Texto: MOTOR

Adelio Machado tem já confirmada a sua presença na próxima edição do Lisboa-Dakar

Esta será a segunda participação do piloto de Famalicão, depois da excelente estreia na edição de 2006, ao ser o terceiro melhor português na mais dura e longa prova de Todo-o-Terreno do Mundo que teve partida de Portugal e terminou na capital Senegalesa-Dakar.

Publicação e foto: TTVerdePT


Adélio Machado foi 11º em Aragon
Adélio Machado foi um dos pilotos portugueses que rumou até Espanha, para participar na Baja Espanha-Aragon. Depois de um 63º posto no prólogo, o famalicense fui subindo paulatinamente, terminando no 11º lugar final e quinto entre os participantes do Agrupamento T2. Na última etapa, e segundo palavras do piloto, “pouco se podia ganhar. Optámos por manter um ritmo rápido e consistente, mas com cautelas. O piso estava bastante degradado e com muita vegetação. A diferença para um lugar no pódio do T2 era grande e só contando com adversidades dos pilotos da frente seria possível lá chegar. Ainda tentámos entrar no top ten, mas ficámos a apenas um lugar”. O piloto do Toyota Land Cruiser acrescenta que: “É sempre bom terminar, e quando se chega perto dos lugares cimeiros, mais ânimo nos dá para o futuro. Esta foi apenas a segunda prova que realizei fora do nacional, depois da Baja de Itália, sem contar com a estreia na última edição do Lisboa-Dakar. Este resultado deve-se também ao excelente trabalho que o Vítor Paula Cardoso realizou. Foi a estreia como meu navegador, e a sua larga experiência no TT serviu para o nosso rápido entendimento dentro do carro, quem sabe se não será o meu próximo companheiro para o Dakar”. Adélio Machado deixou ainda uma palavra para os “mecânicos e responsáveis pelo Departamento de Competição do Grupo Salvador Caetano, que foram inexcedíveis na forma como se aplicaram para manter o Toyota competitivo, como se apresentou em toda a prova. Terminada mais esta etapa, vamos agora descansar um pouco e preparar a segunda fase do campeonato, e fazer contas ao agrupamento T2 da Taça FIA de Bajas, onde me encontro bem posicionado para discutir o titulo na ultima jornada em Portalegre, sem descurar a preparação do próximo Lisboa-Dakar que tem vindo a ser tratado há alguns meses a esta parte”.

Publicação: MOTOR










Euromilhões Lisboa-Dakar 2007

Apesar de faltarem cinco meses, o Euromilhões Lisboa-Dakar já mexe.
Para além de as inscrições terem encerrado muito rapidamente, a organização reuniu agora a imprensa para fazer um balanço do que se passou em 2006 e projectar a edição de 2007.
À entrada, cada jornalista recebia a luva da mão direita, numa embalagem onde se lia “É quase certo que assim não a vai usar”; à saída, recebia a luva da mão esquerda, noutra embalagem onde se lia “Euromilhões Lisboa Dakar. A designação completa como deve ser usada”. Este o recado passado a todos quanto à designação correcta da prova, numa ideia curiosa durante o pequeno almoço informal num hotel de Lisboa, sobre o que se passou e o que se virá a passar no Euromilhões Lisboa Dakar 2007.A A.S.O., a Lagos Sport e o Euromilhões enquanto patrocinador principal, reuniram a imprensa para fazer um balanço da edição passada e dar alguns pormenores do que virá a ser a próxima edição, com partida agendada em Lisboa e as primeiras provas de classificação em solo nacional, antes do embarque para África, que até pode acontecer em Portimão em vez de Málaga – daqui a uns dias já se sabe, porque tudo obecece à capacidade de resposta para a logística da gigantesca prova.Em ambiente de grande festa, Lisboa vai animar-se novamente com as verificações documentais e técnicas e com a partida, com ponto de encontro marcado a partir de dia 3 de Janeiro. As novidades vão ser mais específicas quando se der a conferência de imprensa oficial em 16 de Novembro, mas o novo «site» internético da prova (www.dakar.com) já está pronto para consulta do grande público. Em 2006, da China à República de S. Salvador, um impressionante número de países (178) recebeu imagens televisivas da prova, não faltando mesmo o canal desportivo da Al Jazeera, num total de 87 canais que dedicaram programas, 35 dos quais no terreno. E mais de meio milhar de jornalistas foram credenciados – e neste aspecto a organização prometeu rever o sistema, a tentar aprender com alguns erros cometidos em 2006.Para a próxima edição, vão estar presentes 245 motos, 185 carros, 80 camiões e 240 veículos de assistência, com os principais construtores presentes entre o grande número de amadores que teimam em estar presentes na grande aventura; entre os concorrentes de 40 países encontra-se Portugal, com 11 motociclistas (o quarto país nas duas rodas), 10 carros e ainda Elisabete Jacinto nos camiões. Depois da grande festa da partida em Lisboa em 6 de Janeiro, Marrocos, Mauritânia e Mali traçam o caminho para o Senegal, para a tradicional chegada no Lago Rosa, no dia 21. E assim será, em linhas gerais, não o «Dakar», não o «Lisboa Dakar», mas o Euromilhões Lisboa Dakar, como recorda o recado dado aos jornalistas... que receberam luvas.
Stephane Ruault, director de marketing da ASO, congratulou-se com o sucesso da prova.
“Isto é o reconhecimento do enorme interesse que o Euromilhões Lisboa-Dakar tem suscitado em todo o Mundo”, acrescentado que cerca de 100 inscrições “ficaram de fora. Tínhamos mais candidatos que as vagas disponíveis. Se não tivéssemos encerrado as inscrições não sei quantas mais iríamos receber.”Rui Oliveira, responsável da João Lagos Sports, explicou que este número limite de participantes se impõe devido a questões de “logística e segurança”. O mesmo interlocutor revelou ainda que, a breve trecho será conhecido o local de passagem do continente europeu para o africano, ressalvando o enorme esforço e empenho das autoridades portuguesas e da organização para que a travessia do Mediterrâneo se faça a partir de Portimão: “Talvez ao contrário do que as pessoas pensem, esta questão não tem a ver com a existência ou não de infra-estruturas, mas sim com o facto de Málaga ter uma carreira regular para Marrocos, o que não existe ainda em Portimão.”A ocasião foi aproveitada ainda pela directora de marketing da Santa Casa, Maria de São José Louro, para explicar o envolvimento da empresa no rali. O Jogo Euromilhões, voltará a ser, pelo segundo ano consecutivo, o Main Sponsor, num investimento total de 2,5 milhões de euros: “Estamos muito satisfeitos com os resultados que obtivemos o ano passado e foi sem dúvidas que renovámos o contrato de patrocinador principal, fazendo parte deste grande evento, tentando levar o nome de Portugal e das suas cidades mais além. O Euromilhões obteve um aumento significativo de vendas, e o índice de notoriedade espontânea da marca atingiu os valores mais elevados de sempre: 83%”.

Publicação: MOTOR

Dupla Nazareth/Ventura vencem em Aragón-Espanha

Entre os dias 20 a 23 de Julho e as cidades de Madrid e Saragoça decorreu a Baja Spain/ Madrid – Aragón 2006.

Com cerca de 130 participantes em motos e quads, a dupla António Ventura e João Nazareth dividiam um dos Yamaha Raptor 700R da equipa e para além de testarem soluções com vista ao Rallye Lisboa-Dakar 2007, também concorriam à classe de “parellas” (2 pilotos por quad).

A dupla Nazareth/Ventura conseguiram a 47ª posição na geral, 13ª entre os quads e arrecadaram ainda o 1º lugar na classe “parellas”.

Publicação e foto: Fozmotor.com