Lisboa Dakar 2007

O maior rali do mundo.

dezembro 17, 2006

Expedição Oficial Euromilhões Lisboa-Dakar 2007

Excêntricos,Exclusivistas e Surtudos.
http://www.lisboadakar2007.blogspot.com/

É como se podem classificar todas as pessoas envolvidas nesta expedição organizada pela João Lagos Sports e que vão estar por dentro do euromilhões Lisboa Dakar, convivendo com pilotos, vendo-os na pista e dormindo nos seus bivouacs.

Até hoje, o Dakar sempre esteve fechado a quem não fosse piloto, jornalista ou fizesse parte da assistência ou da organização.

A esta expedição oficial , única e exclusiva , vão apenas os clientes da João Lagos Sports, e os sortudos ganhadores do sorteio da Santa Casa da Misericórdia, organização e dois jornalistas.

Foi a estes, que ontem no Porto e em Lisboa, foi apresentada a expedição

Apresentação da Expedição:

È constituída por 29 veiculos
20 destinados a participantes
9 destinados a logística, segurança e apoio
Nestes está incluído
1 camião 4X4
1 viatura de assistência médica
3 viaturas de assistência mecânica
1 viatura de coordenação
2 viaturas de logística
2 viaturas da João Lagos Sports ( 1 de coordenação geral )

As viaturas estão equipadas:
A viatura médica com uma estrutura de suporte avançado de vida, identica ao dos carros do INEM, mas com adaptação estudada para o meio onde vai actuar e que vai até à possibilidade de transportar 2 doentes ou traumatizados
Camião 4X4 com gerador, compressor, bebidas, frio, depósito de água sobresselentes,etc
Todas as viaturas, jipes Izuzo, foram preparadas para a dureza do terreno e equipadas com rádio VHF, telef. satélite, GPS com o percurso carregado,placas de areia, 2 pneus sobresselentes

Tem 18 pessoas a estrutura organizativa
1 Médico cirurgião
1 Médico especializado em urgências
4 Mecânicos
1 Coordenador da Ideias nómadas
6 Auxiliares da Ideias nómadas
6 colaboradores da João Lagos Sports ( 2 coordenadores gerais )

São 80 os Participantes
Metade partem com a partida do euromilhões Lisboa-dakar, e acompanham o rali em Marrocos ,Sahara Ocidental e terminam no dia de descanso do Dakar, em Atar na Mauritânia.

Os outros 40 saem de Atar e vão até ao Senegal, indo assistir à chegada de todos os concorrentes ao final do rali , para depois, no dia seguinte, assistirem e em lugares privilegiados, ao Grande Prémio do Euromilhões Lisboa Dakar 2007 , a realizar na praia do mítico Lago Rosa.
Leal dos Santos

prepara-se para tudo

A preparação de Ricardo Leal dos Santos, tendo em vista a sua participação com êxito no próximo Euromilhões Lisboa-Dakar, não se restringe aos aspectos comuns a qualquer equipa.

Vai muito para além do seu Mitsubishi Pajero DID, ainda que, como refere com algum humor, até tenha máquina de café!

Tanto o carro como o piloto de Coimbra têm sido sujeitos a uma intensa preparação para a edição de 2007 da grande prova mundial de todo o terreno. Com vista a repetir o êxito alcançado em 2006, em que venceu na categoria Solo, Leal dos Santos tem cumprido um treino permanente para reforçar a condição física e psicológica.

Piscina, ginásio e cross são práticas habituais no quotidiano de Leal dos Santos, nos tempos mais recentes.

A nível psicológico, o vencedor da Taça do Mundo de quad de 2005 afirma que a tranquilidade só chega quando se está plenamente consciente de que tudo foi devidamente tratado.

O treino tem de ser intenso, uma vez que se anda cada vez mais rápido, o grau de dificuldade das provas aumenta e os pilotos são sujeitos a uma pressão muito mais intensa, como explica o piloto, que não sabe o que é desistir desde o Dakar de 2000.

Para que tudo role conforme o esperado, a viatura de Ricardo Leal dos Santos conta com equipamentos especiais para uma participação a solo.

Tudo o que se possa imaginar ter utilidade em situações de necessidade ou emergência tem de estar ao alcance do piloto.

Para tal, foi montado um sistema de navegação, baseado nas motos, que inclui um desenrolador eléctrico de road-book, um conta-quilómetros com comando lateral ao volante e GPS orientados e extensíveis para o piloto.
Publicação:MOTOR
Adélio Machado revela o seu projecto para o Dakar 2007

O famalicense será piloto oficial da Toyota França e irá conduzir um Land Cruiser.

Adélio Machado já desvendou o seu projecto para o Euromilhões Lisboa-Dakar de 2007.

A Padock Competições, uma estrutura criada pelo próprio piloto, foi publicamente apresentada em Vila Nova de Famalicão, contando com outros elementos experientes, como Arnaldo Marques e António Rodrigues

.O famalicense continua a deter o estatuto de piloto oficial da Toyota França e irá conduzir o Land Cruiser número 341, estando inscrito no agrupamento T2, onde é considerado um dos favoritos aos primeiros lugares nesta categoria.

O piloto e empresário minhoto irá ser acompanhado nesta aventura pelo navegador Jean-Louis Dronne. Este francês tem um currículo invejável, pois é o organizador das 24 Horas de Paris, para além de já contabilizar quatro participações no Dakar.

Confiança é uma palavra que não falta no dicionário de Adélio Machado. «Fazer sempre melhor é o meu objectivo. Conto com uma equipa experiente e bem estruturada. A Toyota França dá garantias de sucesso e é um excelente apoio», referiu o nortenho, que foi terceiro melhor português na categoria de automóveis, na edição do ano transacto.
Publicação:Autohoje Online